Entendendo a seriedade do assunto que é a violência, nasceu o Instituto Rosa Del Este, situado na rua Moreira César, 1.903, no bairro Pio X em Caxias o Sul. O Instituto atua em diversas frentes com o propósito de ressignificar a dor de quem já sofreu algum tipo de violência e mudar o futuro dessas pessoas.
A ONG presta assistência social e psicológica imediata às vítimas de violência, mas também promove um auxílio que causa impactos de longo prazo, como a profissionalização e o constante trabalho junto da vítima para que ela entenda seu valor e se veja como um ser humano merecedor de coisas boas.
Segundo o Instituto Rosa Del Este, em conversas com profissionais da área de Assistência Social pode-se perceber a defasagem de um serviço continuado de acolhimento a essas vítimas. Hoje, as mulheres acolhidas pela rede de assistência ficam durante três meses em casa de acolhimento para que consigam se desligar de seus agressores. Essa situação levantou as questões: E depois? Como reintegrá-las na sociedade? Como voltar ao mercado de tralhado? Qual é o grau de escolaridade dessas pessoas? Dentre outras questões.
O Instituto Rosa Del Este atende as vítimas para que ali elas tenham a oportunidade de voltar a estudar, aprenderem uma profissão, reencontrarem-se como seres humanos, ressignificarem seu papel na sociedade, na família e como profissionais.
Para além dos atendimentos com as vítimas, também são realizados atendimentos com seus filhos.
O Instituto proporciona os seguintes atendimentos:
– atendimento com assistente social e psicóloga;
– atendimento com terapia reiki;
– aulas de educação física e expressão corporal;
– aulas de yoga
– aulas de informática;
– aulas de empreendedorismo e educação financeira;
– oficina de arte;
– curso profissionalizante de corte e costura;
– curso profissionalizante de manicure e pedicure;
– curso profissionalizante de vendas.
O Instituto inaugura nesta quinta-feira (18) de forma virtual através de suas redes sociais, às 19h30.
“A violência por muito tempo foi negligenciada e, hoje, não podemos mais admitir que pessoas sofram violência pelo simples fato de ser quem se é”, Janaína Menegassi Nascimento – Presidente do Instituto Rosa Del Este.
Saiba mais sobre o Instituto Rosa Del Este e acompanhe a inauguração virtual nas redes sociais:
@inst.rosadeleste no Instagram
facebook.com/inst.rosadeleste no Facebook