Brasil

Congresso aprova CPMI para investigar empréstimos ao grupo J&F

Congresso aprova CPMI para investigar empréstimos ao grupo J&F
CPMI vai investigar empréstimos ao J&F (Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom, Agência Brasil/especial)

O Congresso Nacional decidiu, nesta terça-feira, dia 5 de setembro, instalar uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) para investigar possíveis irregularidades nos empréstimos tomados pelo grupo J&F junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O senador Ataídes Oliveira (PSDB-TO) foi eleito presidente da comissão, enquanto o senador Ronaldo Caiado (DEM-GO) ficou com o posto de vice. Ainda falta definir quem será o relator da comissão.

A instalação da comissão de inquérito ocorre no mesmo dia em que ganha força a repercussão das declarações dadas na segunda-feira, dia 4, pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, que abriu investigação para apurar indícios de omissão de informações no acordo de colaboração premiada feito pelos executivos do grupo.

Muitos deputados, senadores, ministros e até mesmo o presidente Michel Temer foram atingidos pelas acusações dos executivos. De acordo com Janot, os investigadores tiveram acesso novas gravações de áudio, que revelou um diálogo entre Joesley Batista e Ricardo Saud com referências indevidas à PGR e ao Supremo Tribunal Federal (STF). Na gravação obtida pela PGR também há relato de conduta criminosa por parte do ex-procurador da República Marcelo Müller, que foi auxiliar próximo de Rodrigo Janot, durante três anos.

Ainda na terça-feira, os dois delatores da JBS pediram “sinceras desculpas” aos ministros do STF e ao procurador-geral pelas “citações indevidas em conversas gravadas por eles e entregues à PGR”. Os colaboradores afirmaram que as referências feitas aos ministros e a Janot “não guardam nenhuma conexão com a verdade”.