Nesta terça-feira (20) ocorrerá o Desfile em homenagem ao 20 de setembro, na área central de Caxias do Sul, a partir das 14h. O evento foi confirmado pelo coordenador da 25ª Região Tradicionalista, Rodrigo Ramos.
Pela manhã já ocorreu uma passagem dos cavaleiros pelo município. Um grupo montado saiu dos Pavilhões da Festa da Uva, passaram pela Catedral Diocesana onde receberam uma benção do Bispo Dom José Gislon. Após seguiram para o Lar da Velhice São Francisco.
A partir do meio dia desta terça, serão bloqueadas as ruas Sinimbu e transversais, entre as ruas Marechal Floriano e Vereador Mário Pezzi. De acordo com Ramos, o desfile começa com a passagem da chama crioula. Após haverá um grande desfile das forças de segurança de Caxias passando a pé, motorizado, montado e aéreo. Depois desfilam entidades tradicionalistas e cavalarianos, misturando apresentações artísticas e caminhadas a pé.
A Rua Os Dezoito do Forte e a Avenida Júlio de Castilhos permanecem liberadas, mas devem concentrar grande fluxo de veículos. A Secretaria de Trânsito sugere o uso das ruas Pinheiro Machado e Bento Gonçalves para evitar congestionamentos. Os ônibus de linhas regulares do transporte coletivo que trafegam na Rua Sinimbu terão o itinerário modificado temporariamente.
A expectativa é que dure cerca de duas horas os desfiles da área central. A programação da Semana Farroupilha de Caxias do Sul se encerra nos Pavilhões. Ocorre às 15h, no palco 1, Tributo a Gildo de Freitas e o Festival de Trovas, e espetáculo com Thiago Reder, às 17h. Os Festejos Farroupilhas encerram a programação com um baile à moda antiga, animado pelo Grupo Manancial.