Custo de Vida

Confiança do Comércio fecha ano em queda, aponta sondagem da FGV

Confiança do Comércio fecha ano em queda, aponta sondagem da FGV

O Índice de Confiança do Comércio (ICOM), divulgado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), teve queda de 1,9% em dezembro, terceira baixa mensal consecutiva. Com isso, o índice foi para 91,7 pontos. Comparativamente a dezembro de 2019, a variação do ICOM foi de -4,1%, tendo o índice passado dos 98,4 pontos para 94,4 pontos na série sem o ajuste.

A queda do ICOM na margem foi resultado da nova baixa no Índice de Situação Atual (ISA), que teve variação de -6,1% e atingiu os 95,6 pontos. Já o Índice de Expectativas (IE) teve aumento de 3,0%, marcando 90,1 pontos. Na comparação com dezembro de 2019, o ISA teve aumento de 0,8% (106,2 pontos), enquanto o IE teve retração de 8,9% (83,5 pontos).

A Confiança do Comércio fechou o ano em baixa – trajetória negativa que teve início em outubro, depois de praticamente alcançar o patamar pré-pandemia em setembro. Estando a 8,1% do patamar pré-crise, o ICOM sinaliza a grande preocupação dos empresários do comércio com as condições do cenário atual. Ao mesmo tempo em que a economia não mais contará com auxílio à renda e ao emprego por parte do governo, a aceleração recente da pandemia diante da incerteza sobre os rumos da recuperação do mercado de trabalho tem reforçado a cautela dos consumidores, o que levanta dúvidas sobre como será a continuidade da retomada do setor no próximo ano.