Bento Gonçalves

Conferência municipal dos direitos das crianças ocorre em Bento

(Foto:  Laura Kirchhof)
(Foto: Laura Kirchhof)
(Foto: Laura Kirchhof)

A IX Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente abriu sua programação com solenidade na manhã desta quinta-feira (23) no auditório do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) – Campus Bento Gonçalves. O evento reúne cerca de 180 pessoas entre crianças adolescentes, conselheiros, integrantes do Sistema de Garantia de Direitos (SGD) e sociedade em geral.

Num primeiro momento, os participantes foram agraciados com uma apresentação de ginástica artística das alunas Carolina Giordani e Érica Pereira Alves da Associação Atlética e Cultural Bentogonçalvense, e também dos alunos do SFCV/Ceacri Balão Mágico que cantaram a música, “Amigo do Sol”.

Realizado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica) e pela Secretaria de Habitação e Assistência Social, o evento tem como tema deste ano, “Proteção Integral, Diversidade e Enfrentamento das Violências”.

O presidente do Comdica, Alissandro Bitencourt Fontoura, salientou a importância da participação de todos. “Todos nós, professores, orientadores, educadores e governantes, temos uma parcela de responsabilidade junto à criança e o adolescente. Vamos aproveitar esta oportunidade, debater com motivação e alegria os temas, com o objetivo de propiciar um futuro melhor para nossa comunidade e nossa cidade”, disse.

A Conferência tem o objetivo de mobilizar a sociedade, a fim de construir propostas voltadas para a afirmação do princípio da proteção integral as crianças e adolescentes nas políticas públicas, fortalecendo as estratégias de enfrentamento das violências e considerando a diversidade.

A secretária de Habitação e Assistência Social, Milena Bassani, destacou o trabalho conjunto que é desenvolvido em prol das crianças e adolescentes em Bento Gonçalves. “É muito bom estarmos realizando a nona conferência e ver como o nosso município é desenvolvido nesta área. Não falo apenas do Poder Público, que desenvolve políticas no âmbito da saúde, educação, assistência, cultura e esporte, mas também do trabalho de excelência que é realizado pelas entidades e associações. Estamos trabalhando todos juntos para conseguirmos fazer cada vez mais por nossas crianças e adolescentes”.

O encontro se baseará em cinco eixos temáticos: ‘Garantia dos Direitos e Políticas Públicas Integradas e de Inclusão Social’; ‘Prevenção e Enfrentamento da Violência Contra Crianças e Adolescentes’; ‘Orçamento e Financiamento das Políticas para Crianças e Adolescentes’; ‘Participação, Comunicação Social e Protagonismo de Crianças e Adolescentes’; e ‘Espaços de Gestão e Controle Social das Políticas Públicas de Promoção’.

Na ocasião, antes da palestra de abertura ministrada pelo professor Doutor Délcio Antônio Agliardi, a conselheira tutelar Rubia Cardoso Dornelles e o presidente do Comdica, Allisandro Fontoura realizaram a leitura do Regimento Interno da conferência que foi aprovado pelos presentes.

Também participaram do encontro, a secretária de Educação, Iraci Luchese Vasques, o secretário-adjunto de Saúde, Marlon Pompermayer, representante da direção geral do IFRS, a diretora de Administração da instituição, Elisângela Batista Maciel, a representante da 16ª CRE, Vanise Marconi, e representantes de associações e entidades.