Agro Rural

Com respeito e conexão à natureza, agroecologia celebra o início da Primavera em Caxias do Sul

Feira Ecológica promoverá ação alusiva à estação no próximo sábado (24)

agroecologia celebra o início da Primavera em Caxias do Sul
Agroecologia celebra o início da Primavera em Caxias do Sul (Foto: Andrea Basso/Acervo Pessoal)

Na agroecologia os cultivos estão conectados com o ritmo da natureza. O respeito pela sazonalidade rege os princípios de uma agricultura que procura espelhar os processos que a natureza utiliza para evoluir e gerar abundância. Assim, muitos cultivos começam a marcar a rotina de agricultores com o início da Primavera nesta quinta-feira (21). Da mesma forma, a Feira Ecológica de Caxias do Sul estará com ações alusivas no próximo sábado (24).

Os agricultores que cultivam em regiões de clima temperado, esperam ansiosos a chegada da estação. O aumento das horas de luz é imprescindível para o crescimento do reino vegetal.

“Essa época na agricultura é superimportante porque é a época que a gente diz que é do renascimento. A terra esquenta, as sementes começam a germinar. Então, a gente tem bastante trabalho, porque é a hora de semear. A luz do sol também muda de intensidade e de frequência e propícia o crescimento do reino vegetal em abundância”, destaca Andrea Basso, médica anestesista e agricultora. Natural da cidade de Bento Gonçalves, ela fez sua graduação em Porto Alegre e, há 30 anos, mora em Caxias do Sul. Em 1996 começou a produzir e faz a Feira Ecológica na cidade como safrista desde 1998.

Agroecologia
(Foto: Andrea Basso/Acervo Pessoal)

Segunda ela, a atual estação é o momento ideal de semear cultivos de ciclo curto, tais como hortaliças, alface, rúcula, cenoura, beterraba, pimentão, berinjela entre outros. Além dos de ciclo longo que serão colhidos na metade de 2023, como a soja e o milho.

Um dos pilares da agroecologia é o respeito pelo tempo certo de cada plantação, garantindo os ciclos corretos dentro da natureza. “Então, na agroecologia a gente sempre fala que está tudo conectado e que nós estamos conectados com a natureza e é muito importante nós respeitarmos os seus ciclos e respeitar também a sazonalidade, ou seja, os produtos que podem ser produzidos em determinadas épocas, e é isso que tu encontra na Feira Ecológica, sempre os produtos da época”, comenta Andrea

Agroecologia e ação na Feira Ecológica

A Feira Ecológica de Caxias do Sul está programando para o próximo sábado (24) uma ação que buscará celebrar a nova estação. A atividade ocorrerá das 8h30min às 10h30min (a Feira começa às 6h30min e segue até 11h30min) na Praça das Feiras, no bairro São Pelegrino. Haverá distribuição de mudas de hortaliças e temperos, em parceria com a Viveiros Piccoli, de Farroupilha, e com a Escola Família Agrícola da Serra Gaúcha (EFASERRA), de Caxias do Sul. Professores e estudantes da Escola também estarão no local pra conversar com a comunidade sobre o cultivo de alimentos na Primavera.

A Viveiros Piccoli atua no ramo há 27 anos e, na Primavera, segundo o proprietário Itacir Piccoli, a produção de mudas aumenta. “Nesta época do ano, a procura é maior para tipos de folhosas, repolho, couve-flor, alho, cebola, pimentão, pepino, berinjela, tomate e abóbora”, explica Itacir. Ele administra o cultivo de mudas de hortaliças, temperos e flores em três estufas juntamente com a esposa Lídia e os dois filhos, Leonardo e Nicolas.

Itacir Piccoli no Viveiro (Foto: Acervo Pessoal)

Algumas espécies típicas da estação já são encontradas na Feira Ecológica, como agrião, alface, chicória, batata-inglesa, beterraba, brócolis, couve, couve-flor, espinafre, repolho, morango, nêspera, entre tantas outras.