Dez pessoas foram resgatadas de uma clínica geriátrica clandestina na zona rural de Taquara, no Vale do Paranhana na tarde de ontem (2). De acordo com a Polícia Civil a ação aconteceu após denúncia anônima. Agentes da assistência social e vigilância sanitária do município acompanharam os policiais no estabelecimento que fica no bairro Santa Cruz da Concórdia.
As vítimas foram levadas para o Hospital Bom Jesus, onde passam por avaliação médica. “Possivelmente alguns deles vão precisar de internação”, afirmou o delegado Valeriano Garcia Neto. Do grupo de idosos resgatados, duas pessoas são paraplégicas.
O local não tinha nem mesmo água para o consumo dos pacientes ou a descarga do banheiro. Ainda a orientação do proprietário era para que a água suja, que chegava a estar verde, de uma piscina de fibra fosse usada no banho das vítimas, bem como para uso nos alimentos.
Segundo o delegado, as vítimas estavam desnutridas e desidratadas. Uma mulher que trabalhava na clínica relatou aos policiais que entre suas atribuições, além de ajudar a cuidar dos idosos, realizava tarefas domésticas.
Os medicamentos também eram armazenados de forma inapropriada e o fornecimento de comida era precário. O responsável não estava no local no momento da ação e não se apresentou, porém já foi identificado e posteriormente será realizado um pedido de prisão preventiva de dois indivíduos responsáveis pela clínica clandestina.
Fonte: Jornal NH