
As obras para que a BR-285, em São José dos Ausentes, nos Campos de Cima da Serra, devem ser iniciadas ainda neste mês. A previsão é do Ministério da Infraestrutura, após no começo de dezembro de 2020, as propostas das empresas quer participaram da licitação terem sido conhecidas. Entre elas, a vencedora Planaterra – Terraplenagem e Pavimentação Ltda que pretende gastar cerca de R$ 72 milhões de um orçamento na casa dos R$ 80 milhões.
Como a obra é feita no Regime Diferenciado de Contratação, é necessário que a empresa reveja os planos e projetos para que eles sejam atualizados antes do começo das obras, o que pode atrasar os trabalhos. Apesar de tudo, as expectativas do Ministério seguem boas para o cronograma de obras.
Ao todo, serão 8,8 quilômetros de asfalto para o lado gaúcho da rodovia, a construção de ao menos dois acessos, dois viadutos de passagem para animais e uma ponde de cerca de 400 metros e com 60 metros de altura sobre o Rio das Antas.
A ideia é que com a finalização das obras, a rota turística da BR-285 ganhem um incremento considerável, auxiliando na economia e no crescimento dos empreendimentos locais. A previsão é que a obra seja entregue cerca de dois anos após o início da construção