A concessão da exploração do transporte coletivo de Bento Gonçalves foi cerne de Audiência Publica, na tarde desta terça-feira, no Complexo Administrativo. Com a palavra, estiveram o Secretário Municipal de Gestão Integrada e Mobilidade Urbana, Henrique Nuncio, e os representantes da Pró-Cidades, Ida Martina Bianchi e Renato Rhoden. A empresa foi a responsável pela realização do estudo.
Com a concessão, o objetivo é determinar uma empresa para a entrega do serviço do transporte coletivo urbano e coletivo em Bento Gonçalves. A escolha será feita através de processo licitatório, com prazo de 45 dias para ter o edital lançado. Empresas de todo o país poderão participar da concorrência, inclusive as três que operam atualmente dentro do setor na cidade.
De acordo com Nuncio, a ideia é que em até 120 dias a empresa já esteja estabelecida e operando no município com todas as funcionalidades previstas. “Contando que não haja judicializações e contestações, nossa expectativa é de que transcorra para o primeiro semestre de 2024.”
Na audiência, os representantes da Pró-Cidades relataram que a licitação prevê que o proponente se comprometa em conseguir disponibilizar frota, garagem e bilhetagem eletrônica. Também está previsto no edital que a empresa escolhida trabalhe com idade média de 8 anos para a frota que circula no perímetro urbano e 10 anos para aquela destinada aos distritos. Carros com maior rodagem, porém, poderão ser compensados com a chegada de veículos novos, reduzindo a idade média do equipamento.
Objetivo é aumentar usuários do transporte coletivo de Bento Gonçalves
Entre as melhorias pretendidas pelo projeto desenhado pela Pró-Cidades está um aplicativo que especifique o horário exato em que um ônibus passará em determinado ponto. A pontualidade, acredita a empresa, será possível através de um sistema de validade produtividade. “Com o sistema de bilhetagem eletrônica, se não for identificado o ônibus, significa que ele está adiantado ou atrasado. Dessa forma, ele entra como horário não realizado. Essa é uma condição para renovação dos contratos”, explica Ida Martina Bianchi.
Também está previsto no edital que todos os ônibus serão equipados com três câmeras, com o objetivo de fiscalizar a direção do motorista, o fluxo de passageiros e servir de mecanismo de prevenção a assaltos. “Uma mostrando a porta da frente, outra a do fundo e outra mostrando a frente do veículo. Isso dá garantia de segurança tanto para o motorista, quanto para a empresa e para a prefeitura”, esclarece Renato Rhoden.
De acordo com o Secretário Municipal de Gestão Integrada e Mobilidade Urbana, Henrique Nuncio, essas melhorias chegam para aumentar o número de usuários do transporte coletivo em Bento Gonçalves. “Ter como controlar o horário do ônibus e garantir mecanismos de segurança são passos que nos tornam mais competitivos., em relação ao transporte individual.”
Segundo o chefe da pasta, até junho de 2023 a média de utilização do transporte coletivo em Bento Gonçalves foi de 981 mil usuários por mês, levando em consideração o perímetro urbano e os distritos do município. “Temos sempre que respeitar o equilíbrio. Se conseguirmos trazer mais usuários, conseguiremos oferecer uma tarifa mais barata.”
Subsídio da prefeitura
Nuncio afirma, também, que o Executivo discute atualmente novo valor da tarifa ainda dentro de 2023. Isso porque, em dezembro de 2022, parou de valer o subsídio pago pela prefeitura às empresas. Ao mesmo tempo, o a Justiça autorizou o aumento no valor tarifário. “Assim que houver a definição desse valor, faremos um estudo para saber se será necessário um novo subsídio para não recair sobre o usuário essa diferença.”