Alunos e professores da escola Ulysses de Gasperi, no Bairro Municipal, em Bento Gonçalves e os próprios moradores sofrem com mau cheiro e esgoto a céu aberto a quase um ano.
Em dias de calor o cheiro invade o refeitório e alunos já tiveram enjoo, mal estar e dor de cabeça em sala de aula. Em março a reportagem do Leouve esteve no local e, na época, o então secretário de obras Jairo Alberici, afirmou que a obra de canalização seria realizada.
Alguns dias depois máquinas estiveram no local, abriram valas, mas o problema se agravou. Tubulações existentes foram quebradas e as caixas de inspeção estão obstruídas.
A caixa coletora que deveria distribuir os dejetos transbordou, agravando mais o problema. O esgoto oriundo dos banheiros e refeitório da escola cai direto no solo e demanda para o rio Pedrinho um manancial importante que deveria ser preservado.
Acompanhe o vídeo sobre o esgoto
O atual Secretário Municipal de Obras Amarildo Lucatelli, esteve no local e afirmou que o projeto está sendo elaborado com colocação de boeiros, limpeza da caixa de inspeção e canalização do esgoto que demanda da escola. Ele não quis estipular prazo para a retomada da obra alegando que os transtornos causados pelas chuvas em outras áreas do município, estão com mais prioridade.