Caxias do Sul

Comunidade participa de mais uma etapa do planejamento da 34ª Festa Nacional da Uva

Seminário de Engajamento reuniu dezenas de voluntários para debater o evento

Comunidade participa de mais uma etapa do planejamento da 34ª Festa Nacional da Uva
Parte dos Voluntários que lideraram Grupos de Trabalho. Foto Samuel Rodrigues

A Comissão Comunitária da 34ª Festa Nacional da Uva reuniu na manhã de sábado (28) dezenas de voluntários em seu Seminário de Engajamento com a Comunidade. O objetivo do encontro foi apresentar as ideias já debatidas pelos grupos de trabalho nas áreas de infraestrutura, feiras e exposições, gastronomia, cultura, integração regional, esportes e divulgação, entre outras. Os grupos, que já se reúnem desde abril, também receberam novas sugestões e informaram como devem viabilizar o que já está planejado.

“Uma coisa foi unânime entre os grupos: a Festa vai estar em toda a cidade, não apenas no Parque de Eventos. A Festa demanda muito engajamento de todos e vai estar descentralizada. Estará nos estabelecimentos comerciais, nas ruas, nos bairros. Todos contribuíram com propostas nessa direção” , salientou Fernando Bertotto, presidente da Comissão Comunitária da Festa da Uva.

No público, além de representantes de sindicatos patronais e de trabalhadores, representantes da UAB, secretários municipais, vereadores, prefeito Adiló Domenico e a vice-prefeita Paula Ioris também estavam rainha, princesas e Embaixatrizes. Elas se surpreenderam quando o Diretor de Envolvimento Comunitário Patrick Mezzomo anunciou a possibilidade de engajamento das crianças da cidade por meio de um álbum de figurinhas da Festa da Uva.

“As ações com as escolas começarão em seguida, estamos em fase de revisão deste material”, salientou Mezzomo.
Para envolver os bairros e comunidades do interior, uma das ações fortes será a integração por meio da Olimpíada Colonial. O anúncio foi feito pelo Diretor de esportes Gabriel Citton.

Entre as ações anunciadas na gastronomia está uma nova edição do “saguzaço”, (o maior sagu do mundo, preparado pelo chef Carlos Bertolazzi) e a possibilidade de trazer para Caxias o “polentaço” e, claro, pode-se fazer também uma chimia gigante.

A Diretora de Cultura e Desfiles da Festa da Uva, que também é a secretária municipal de Cultura, Cristina Calcagnotto, salientou a importância da captação de recursos para que todas as ações sejam realizadas, já que a Festa possui autorização das leis de Cultura federal e estadual.

Já a Diretora de Integração Regional, Paula Ioris, mostrou os resultados das visitas aos municípios da região metropolitana de Caxias do Sul, que já estão ocorrendo. As prefeituras estão sendo convidadas a integrar a Praça das Cidades, um espaço que ficará no Centro de Eventos.

Já no local da Feira, o Diretor Eduardo Sachet, anunciou a criação do espaço Tendenzza, que deve reunir novidades produzidas na serra. Para o presidente da Comissão Comunitária, Fernando Bertotto, foi muito gratificante perceber a grande participação de todos os grupos de trabalho para o sucesso da Festa. “Já estamos trabalhando muito e esse seminário demonstrou isso. O engajamento de todos e os esforços para que a festa seja um sucesso” , finalizou.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa