Cidades

Comunidade escolar do EETECS sofre com a falta de água em Caxias do Sul

Comunidade escolar do EETECS sofre com a falta de água em Caxias do Sul

Com aproximadamente 1,2 mil alunos e 80 funcionários, a Escola Estadual Técnica de Caxias do Sul vem sofrendo de forma corriqueira com a falta de água. Os problemas ocorrem desde que começou a ser abastecida pelo Sistema Marrecas, no início deste ano.

Conforme a diretora do EETECS, Elisabete Valmorbida, na quinta-feira (30), a escola ficou o dia todo sem água. “Não tem banheiro, não tem água para um aluno. Ontem o pessoal da tarde estava com sede e a gente não tinha água nenhuma na escola”, reclama. “Teve uma semana, acho que faz uns 15 dias, que eu fiquei a semana toda sem água na escola. Eu acho isso uma falta de respeito”, completa Elisabete.

Diante do problema, a diretora da escola diz que enviou um ofício no dia 1º de agosto para a 4ª Coordenadoria Regional de Educação. No dia 2, para a Câmara de Vereadores e no dia 6 para o Ministério Público, mas até agora não obteve nenhum retorno.

O Samae, por meio de sua assessoria, reconhece que há um problema de pressão na rede e isso dificulta o abastecimento da caixa d’água. Segundo o Samae, uma equipe está trabalhando para solucionar o problema, mas enquanto isso a autarquia está fornecendo água via caminhão pipa.

Confira a nota na íntegra:

Com relação ao abastecimento de água à Escola Estadual Técnica de Caxias do Sul (EETCS), o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Caxias do Sul (Samae) informa que está trabalhando para solucionar as interrupções no fornecimento, causadas por diferença de pressão na rede.

Para atender à instituição, a autarquia está fornecendo água via caminhão pipa sempre que necessário, prezando sempre por atendimento e assistência imediatos.

No caso desta quinta-feira (30/08), o atendimento à escola não pode ser efetuado imediatamente em virtude de um dos veículos estar em suporte a um incêndio na região do Morro Alegre e outro em revisão mecânica.

O Samae reforça que as equipes profissionais estão atuando para solucionar a situação do abastecimento à entidade, compreendendo a importância do fornecimento adequado.