Caxias do Sul

Compras para o Dia das Crianças, em Caxias, devem crescer em relação ao ano passado, aponta pesquisa

CDL revela expansão de 12,7% nas intenções de dar presentes aos pequenos. Tíquete médio também deve aumentar

Compras para o Dia das Crianças devem crescer em relação ao ano passado, aponta pesquisa
Brinquedos devem ser a principal opção para presentear na data | Foto: Alencar Turella/divulgação

A uma semana do Dia das Crianças, o 12 de outubro, uma parcela significativa dos consumidores de Caxias do Sul indica que vai comprar presentes aos pequenos em comemoração a data. É o que indica uma pesquisa da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Caxias) a partir de entrevistas feitas com mais de 700 pessoas. O resultado é um aumento de 12,7% nas intenções de dar lembranças aos pequenos, em relação a 2022.

Junto a este dado, outros dois pontos demonstraram expansão: o tíquete médio, que atingiu R$ 287,92 (10,9% a mais) e a pretensão de ampliar o valor dispensado no presente, ideia de aproximadamente 40% dos entrevistados. Segundo o gerente Administrativo Financeiro da CDL Caxias, Carlos Alberto Cervieri, este é o primeiro levantamento do ano que registra um incremento nas vendas comparadas ao período anterior.

“Temos três indicadores bem positivos em relação às pesquisas anteriores, o que nos leva a crer que teremos uma data de Dia das Crianças bastante movimentada, positiva para o nosso varejo local. Estamos otimistas”, expõe Cervieri.

Os brinquedos são os queridinhos da lista para o Dia das Crianças. O estudo da CDL mostra que 64,1% comprarão algo neste segmento, seguido por roupas e calçados (21,8%) e eletrônicos e games (7,4%). Neste ano, os brinquedos devem ter incremento de 9,6% na procura, em relação ao ano anterior, enquanto que os itens de vestuário e calçados podem registar queda de 21,9%.

“Em que pese toda a dificuldade em questão de emprego, inadimplência, juros altos, enfim, cenário macroeconômico como um todo no Brasil e no mundo não é positivo, e gera algumas preocupações, sim. Mas essa é uma data onde existe o carinho pela criança, ela leva o consumidor à fazer um esforço, um sacrifício maior para comprar presentes aos seus pequenos”, explica o gerente administrativo.

A pesquisa revela que o amor inspira na hora da compra, de acordo com 55,3% das fontes ouvidas. Consequentemente, esse sentimento motivará 51,1% a gastar mais, 30,6% se sentem mais animados para comemorar a data e 18,3% indicaram que o afeto estimulará a criar uma surpresa.

Para 57,7% das pessoas ouvidas, a preferência será por adquirir presentes em lojas de rua do Centro da cidade, enquanto que 15,4% apontaram estabelecimentos dos shoppings locais e 15% optarão pelo comércio nos bairros. O sábado (50,3%) e o turno da tarde (60,4%) foram sinalizados como os principais momentos para se ir às compras.

Com 38%, o atendimento (atenção, explicações sobre os produtos e ajuda para escolher os produtos) está no topo dos fatores para a decisão do estabelecimento. A qualidade, diversidade e diferenciação dos produtos é importante para 35,1% e o local (estacionamento, segurança e fácil acesso) é relevante para 12%.

“Nosso inverno deixou a desejar na perspectiva do volume de vendas. Como dizem nossos economistas, o inverno é um dos melhores vendedores do comércio. Como a data das crianças é específica, não acredito que recupere aquela venda baixa que tivemos no inverno, mas acaba ajudando”, observa Cervieri.

No sentido oposto, aqueles que informaram que pretendem gastar menos, 46,6% precisarão fazer pela necessidade financeira, 37,5% porque os produtos estão mais caros e não querem gastar um valor maior, 11,4% devido ao desemprego ou redução na renda e 4,5% por ter menos crianças para presentear.

Sobre a pesquisa da CDL Caxias

A Pesquisa de Intenção de Compras da CDL Caxias do Sul foi realizada com 712 moradores de diferentes pontos da cidade, entre os dias 20 e 22 de setembro. O levantamento tem índice de confiança de 95% e margem de erro de 5% para mais ou para menos, conforme a Câmara. O estudo pode ser acessado na íntegra em blog.cdlcaxias.com.br.