Bento Gonçalves

Vagas para formação gratuita em Geografia na UCS em Bento Gonçalves estão com inscrições abertas

Programa Professores do Amanhã custeia integralmente o curso e também oferece ao aluno uma bolsa no valor de R$ 800, durante 48 meses

Foto: Reprodução / Freepik
Foto: Reprodução / Freepik

Com foco em estimular a formação de novos professores, o Campus Universitário da Região dos Vinhedos da UCS, em Bento Gonçalves, disponibiliza oito vagas para a Licenciatura em Geografia por meio do programa Professor do Amanhã. A ação custeia integralmente o curso e também oferece ao aluno uma bolsa no valor de R$ 800, durante 48 meses. As inscrições devem ser feitas até 25 de setembro por meio desse link – que também oferece todas as instruções e informações necessárias.

Com modalidade presencial, as vagas no campus de Bento Gonçalves são remanescentes do primeiro edital do Professor do Amanhã, lançado em março deste ano. Estão habilitados a concorrer estudantes que concluíram o Ensino Médio e alcançaram no mínimo 400 pontos na média das cinco notas obtidas nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), além de professores da rede pública com ao menos três anos de profissão e sem diploma de graduação na área.

O programa Professor do Amanhã foi criado para estimular a formação de professores nos cursos de licenciatura oferecidos pelas Instituições Comunitárias de Ensino Superior (Ices) – a exemplo da UCS, única na Serra contemplada pelo edital – para qualificar o Ensino Básico no Estado. A oferta do curso na região vai ao encontro da necessidade de recolocar nas salas de aula professores formados em Geografia. 

“Temos muita falta de licenciados nessa matéria. Precisamos recolocar nas escolas professores com a exata qualificação para ensinar Geografia”, diz a coordenadora do curso na UCS Bento, Adriana Des Essarts Trinidad. 

A coordenadora destaca que a Geografia traz importantes preceitos para a compreensão do mundo de hoje. 

“É uma ciência que nos ajuda a entender o nosso espaço, a questão da valorização do local, já que nós estamos passando por grandes mudanças climáticas, e quais são os impactos disso no espaço, na sociedade”, observa.