Comportamento

Comitiva pede alterações nas obras de duplicação da BR-386, no Vale do Taquari

No trecho entre Marques de Souza e Lajeado são 20,3 quilômetros para duplicação e faltam ainda seis quilômetros.

Comitiva pediu ao órgão fiscalizador que sejam feitas alterações do projeto original para facilitar trevos de acessos aos município atingidos.
Comitiva pediu ao órgão fiscalizador que sejam feitas alterações do projeto original para facilitar trevos de acessos aos município atingidos. (Foto: Jornal Nova Geração)


Uma comitiva composta por líderes políticos, do município de Marques de Souza, estiverem reunidos com o coordenador da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) da Região Sul, Gilmar Cardoso, em Florianópolis. O objetivo era buscar soluções, principalmente, para as alças das vias de acesso, diferente do que foi executado no projeto original, nas obras de duplicação da BR-386.

Na última semana, o prefeito Fábio Mertz (PP), o vice-prefeito Lairton Heineck (Republicanos), o procurador jurídico Evandro Muliterno de Quadros e o engenheiro civil, Samir Batisti, entregaram as demandas e pedidos, tanto da Administração Municipal como de empresários, moradores e usuários da via. Uma nova audiência com vereadores e comunidade deve ser agendada para apresentar os avanços e discutir as próximas ações.

No trecho entre Marques de Souza e Lajeado são 20,3 quilômetros para duplicação e faltam ainda seis quilômetros, que correspondem ao alargamento no município de Forquetinha. Entre Estrela e Lajeado, são 5,1 quilômetros para a construção da terceira pista em cada sentido.

A expectativa era que o trecho entre Marques de Souza e Lajeado ficasse pronto até o final do primeiro semestre deste ano, porém o Grupo CCR, concessionária que administra o trecho da rodovia, não conseguirá cumprir o prazo previsto em contrato. As obras foram iniciadas no dia 1º de julho de 2021.

O prefeito de Marques de Souza afirmou que há uma luz no fim do túnel e pede um pouco de paciência aos envolvidos. “ Temos agora que protocolar as nossas intenções para posterior análise da ANTT em Brasília. Após estas mudanças serão repassadas e discutidas com a CCR Viasul para estudar a viabilidade. Foram nos passados os caminhos. Estamos atentos e alertas a tudo que pode
acontecer. Quem mais quer a solução somos nós e todos que passam por lá diariamente e temos urgência nisso”, destacou Mertz.

A concessionária informou que pretende duplicar, até 2030, 165 quilômetros da BR-386 entre Carazinho e Lajeado, o que  beneficiaria cerca de 22 municípios ao longo do trecho.