O chefe de gabinete, Chico Guerra, e o secretário do Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Emprego (Sdete), Emílio Andreazza, viajaram para os Estados Unidos na última segunda-feira (19). Durante essa semana, eles foram recebidos pelo governador do estado do Arkansas, Asa Hutchinson, e também pelo prefeito da cidade-irmã de Little Rock, Frank Scott Jr.
Hutchinson, que serviu em muitas administrações como a dos presidentes Ronald Reagan e George Bush, se mostrou muito receptivo com a comitiva caxiense e interessado no estabelecimento de novas rotas de comércio com o Brasil. Chico Guerra convidou o governador a visitar o Estado, principalmente Caxias do Sul.
Na ocasião da reunião com a cidade-irmã de Little Rock, a comitiva caxiense entregou ao prefeito norte-americano uma minuta de protocolo de intenções prevendo a cooperação das duas cidades em diversas áreas, bem como o estímulo ao desenvolvimento de comércio e negócios entre as regiões. “Não acreditem no que os jornais de Washington DC dizem, nós estamos abertos sim a fazer novos negócios!”, reiterou de maneira bem-humorada o prefeito Frank Scott Jr, após afirmar que a prioridade de seu governo será a interação econômica na relação das cidades-irmãs. O encontro contou também com a presença do chefe de gabinete Charles J. Blake e do secretário de Desenvolvimento Econômico de Little Rock, Grant Tennile.
“Ficamos felizes ao saber do prefeito Scott que ele quer trabalhar como prioridade em seu novo governo o intercâmbio econômico entre as duas regiões, aproximando investidores e empresários das cidades-irmãs com o foco em ações concretas, que possam trazer benefício para as comunidades. Além disso, é importante dizer que o prefeito colocou sua equipe, principalmente seu chefe de gabinete e o secretário de desenvolvimento local, à disposição da Prefeitura de Caxias do Sul para que os contatos sejam feitos de maneira frequente, no sentido da construção conjunta de ações que tenham resultados práticos para ambas as cidades, já que Little Rock se encontra em posição privilegiada de infraestrutura, portos, aeroportos e ferrovias, para o acesso a todo mercado do sul dos Estados Unidos”, resumiu Andreazza.
A comitiva brasileira ainda foi recebida na Câmara de Comércio do estado do Arkansas pelo vice-presidente de Desenvolvimento Econômico, Ben France, e sua equipe, visando apresentar aos empreendedores o potencial existente em Caxias do Sul e região para investimentos nos próximos anos, com novas obras de infraestrutura como o Aeroporto da Serra Gaúcha, bem como a prospecção de novos negócios entre as duas regiões.
“Para nós, foi muito importante demonstrar ao governador do Arkansas e ao prefeito Scott o potencial que temos para o intercâmbio de conhecimento e, sobretudo, de novos negócios entre as duas regiões. É importante colocarmos Caxias e região no mapa e também ajudarmos a restaurar a confiança de que o Brasil está em um novo momento, buscando relações mais próximas com países como os Estados Unidos”, enfatizou Chico Guerra.
Durante a viagem, a delegação brasileira também foi recebida pelo diretor executivo Bryan Day, da Port Authority de Little Rock, um consórcio público que opera o Porto de Little Rock e o sistema de ferrovias no estado do Arkansas. O local conta ainda com um privilegiado sistema de rodovias interestaduais e aeroporto interligados, com posição privilegiada de Little Rock para o acesso ao sul dos Estados Unidos. O escoamento de sua produção é feito em menos de cinco horas até o Golfo do México, onde as mercadorias são importadas e exportadas para o mundo inteiro. Também
A comitiva ainda visitou a Universidade do Arkansas em Little Rock (UALR) e centros tecnológicos da cidade, os quais têm foco dedicado ao desenvolvimento de startups, principalmente as chamadas “fintechs”, dedicadas à inovação no setor financeiro. Andreazza destaca a iniciativa servirá ao interesse do ecossistema de inovação que tem se formado em Caxias do Sul, com a participação do poder público, academia e, principalmente, a iniciativa privada.
Para homenagear as autoridades caxienses, Little Rock iluminou as pontes da cidade com as cores do Brasil.