Cerca de 20 empresários da Serra Gaúcha, prefeitos e lideranças de entidades de classe da região estarão em Taiwan, na Ásia, na próxima semana. A comitiva participará da “Smart City Summit & Expo”, evento que abordará sobre as “cidades inteligentes”. Os representantes embarcam neste final de semana, e o a feira ocorre de 28 a 31 de março.
O Mobi Caxias foi o responsável pela organização da ida à Taiwan, e o convite foi feito diretamente por representantes do país. Conforme o presidente do coletivo Rodrigo Postiglione, é uma oportunidade de negócios para a Serra Gaúcha.
“Como a nossa região está autorizada pelo Governo Federal a implantar o 5G, essa visita à feira, que a segunda maior da Ásia, nós buscamos um comércio bilateral e que possamos trazer alguma empresa para fazer negócio aqui e que consigamos deixar o fornecimento do 5G com uma empresa que possa fazer parceria”, avaliou.
Uma das representantes da comitiva será a vice-prefeita de Caxias do Sul, Paula Ioris (PSDB). Ela afirmou que será um momento de estudo e busca pelo conhecimento em um dos países mais avançados em desenvolvimento tecnológico.
“Estaremos participando da feira de Smart Cities tendo a possibilidade de conhecer e ver o que está sendo feito no mundo, para ver o que pode ser aplicado nas nossas comunidades”.
Já o presidente do Consorcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável da Serra Gaúcha (Cisga) e prefeito de Farroupilha, Fabiano Feltrin (PP), falou que é um mais um missão técnica que faz parte da união deste grupo regional.
“Taiwan tem uma característica de tecnologia e inovação, e estamos levando um empresário que tem interesse em colocar uma montadora de motos elétricas no município de Farroupilha, ele está indo para buscar essa tecnologia e últimas novidades do setor”.
Entre o final de fevereiro e início de março a mesma comitiva esteve em Brasília para o primeiro contato com o Governo Federal. A missão terá algumas agendas conjuntas e outras separadas para os setores governamental e empresarial. O retorno está agendado para o dia 3 de abril. O custeio da viagem para os representantes das prefeituras é feito pelos organizadores da missão.