Uma comitiva de Caxias do Sul esteve em Niterói, no Rio de Janeiro, nesta quarta-feira (3), visitando o Mercado Público da cidade fluminense. O prefeito Adiló Didomenico (PSDB), o secretário de Parcerias Estratégicas Matheus Rocha, e vereadores integrantes da Frente Parlamentar A Maesa é Nossa, Rafael Bueno (PDT) e Tatiane Frizzo (PSDB), viajaram até o empreendimento com o objetivo de conhecer o projeto, que segue perfil de parceria público-privada, planejado para o Complexo da Maesa.
O grupo caxiense foi recebido pelo presidente da Câmara de Vereadores e prefeito em exercício de Niterói, Milton Cal, pelo secretário executivo da prefeitura de Niterói e ex-prefeito, Rodrigo Neves, e por André Siniscalchi, arquiteto responsável pelas obras no mercado.
“Estamos muito satisfeitos, encantados com aquilo que Niterói está desenvolvendo. Isso mostra que estamos no caminho certo, porque também procuramos desenvolver um sistema de parceria muito semelhante ao que Niterói está fazendo. Aqui vemos que está prestes a ser inaugurado. Um acerto do município. É o que nós estamos buscando como informação, modelo e exemplo para Caxias do Sul” disse Adiló Didomenico.
O Mercado Municipal de Niterói, cidade do porte de Caxias do Sul em termos de população e atividades econômicas, passa por ajustes finais das obras, devendo ser inaugurado no final de junho. O novo espaço recuperado pela prefeitura recebe piso, iluminação, vidros e obras nos mais de 100 espaços já negociados. O empreendimento vai gerar cerca de 2 mil empregos diretos e indiretos. A gestão do espaço será por 25 anos. O investimento do consórcio será de R$ 69 milhões em três anos, sendo R$ 30 milhões na reforma do atual prédio, de cerca de 10 mil metros quadrados, 20% da área total da Maesa.
O térreo do Mercado Municipal será um espaço para comercialização de frutas e verduras, açougue e empórios especiais. No mezanino, ficarão restaurantes, cervejarias artesanais e uma adega. Haverá uma nova praça, boulevard e estacionamento com cerca de 200 vagas. O local contará com medidas de sustentabilidade, como o uso da luz natural, reaproveitamento de água de chuva e telhado verde.
O vereador Rafael Bueno ressaltou que Niterói está nos melhores rankings no país, a partir dos investimentos em saneamento, educação, saúde e tecnologia e também na revitalização de espaços públicos. Ele acredita que, com o mercado em funcionamento, Caxias do Sul fará com que a economia dê um salto na geração de emprego e renda. Já Tatiane Frizzo salientou a importância de conhecer municípios com projetos similares, buscar erros e acertos, aprimorar discussões e ver in loco o que está funcionando.
Para o secretário Matheus Rocha, é sempre proveitoso conhecer as soluções que os outros municípios adotaram: “O conhecimento dessas outras experiências nos traz, primeiro, ideias de como solucionar as nossas necessidades e, segundo, o conhecimento de quem já passou por algumas experiências e nos antecipa problemas e eventuais dificuldades”.
O anfitrião Rodrigo Neves agradeceu a visita dos caxienses.
“O Mercado Municipal é um projeto com o conceito de recuperar um patrimônio histórico, gerar emprego e renda e resgatar uma área degradada. Graças ao esforço e à dedicação de vários técnicos, e também de pequenos e médios empresários, esse projeto se torna realidade. Vai gerar milhares de empregos, será um dos melhores do Brasil e do mundo. Acredito que todas as cidades com vocação turística, como Niterói e Caxias do Sul, têm que ter um espaço como esse, de encontro, democrático e ao mesmo tempo de desenvolvimento e oportunidades”, enfatizou.
Após conhecer o Mercado Público, a comitiva caxiense esteve em locais como o Teatro Popular Oscar Niemeyer, no Centro, que recebeu o nome de seu idealizador, o Theatro Municipal (João Caetano), construído no século XIX e que teve inúmeras reformas e melhorias ao longo dos anos, o Parque Natural Municipal da Água Escondida.e o Centro Integrado de Segurança Pública da Prefeitura de Niterói (Cisp), que monitora eletronicamente a cidade por meio de 32 câmeras, analisando também os pontos críticos de tráfego visando reduzir o tempo de deslocamento e índice de congestionamento.