Foi instituído oficialmente o Comitê Gaúcho do Artesanato, que terá como objetivo incentivar a profissionalização, qualificação e comercialização da produção artesanal. A medida, conduzida pela Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Profissional (STDP), está em conformidade com a Lei 16.045/2023, que criou o comitê e alterou o Programa Gaúcho de Artesanato (PGA).
A criação do comitê reforça a importância do PGA, política pública estadual coordenada pela Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS) que abrange todo o território gaúcho.
Entre as ações já em andamento no âmbito do PGA estão a emissão da Carteira de Artesão, a emissão de notas fiscais para o segmento, a promoção de cursos de capacitação e o apoio à participação em feiras e exposições.
O comitê terá a função de coordenar as políticas públicas para o artesanato, fomentar a atividade e promover a valorização como expressão cultural e fonte de renda. O grupo será formado por representantes do poder público e de entidades de classe do setor.
Composição do Comitê Gaúcho do Artesanato
Poder Público Estadual:
Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Profissional – Titular: Luis Fernando Rosa | Suplente: Waleska Rosa Vasconcellos
Secretaria da Cultura – Titular: Juliana Sehn | Suplente: Adriana Pacheco
Secretaria de Desenvolvimento Econômico – Titular: Nara de Oliveira Karnas | Suplente: Marcia Ionara Trindade Emmel
Secretaria de Desenvolvimento Rural – Titular: Alina Trombka Tirkel | Suplente: Luciene Ferreira da Silva
Secretaria de Turismo – Titular: Cristina Beleza Ribeiro | Suplente: Angela Cristina Szobot de Menezes
FGTAS – Titular: Dênis da Silva Costa | Suplente: Mara Regina Aquino Rodrigues
Entidades de Classe e Instituições da Sociedade Civil
Federação das Entidades de Artesãos do Estado do Rio Grande do Sul (Fedargs) – Titular: Rejane Beatriz Verardo | Suplente: Marco Antônio Darkiewicz