Agro Rural

Comissão pede prorrogação da redução de impostos sobre insumos agrícolas no RS

Comissão pede prorrogação da redução de impostos sobre insumos agrícolas no RS

Reunidos na manhã desta quinta-feira (28), os deputados integrantes da Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul decidiram reencaminhar aos secretários da Fazenda, Agricultura e Chefe da Casa Civil o pedido de prorrogação do decreto estadual 37.699/17 que reduz tributação de insumos agrícolas, em vigor até 1º de abril deste ano.

Conforme a manifestação dos deputados Elton Weber (PSB), Aloísio Classman (PTB), Adolfo Brito (PP) e Zé Nunes (PT), a interrupção dos efeitos do decreto poderá trazer aumento do custo da produção agrícola, a redução da produtividade média e a perda da competitividade nos mercados nacional e internacional.

No período de Assuntos Gerais da reunião, a diretora da Associação dos Arrozeiros de Palmares do Sul, Capivari do Sul, Osório, Cidreira e Balneário Pinhal, Lívia Carvalho, apresentou uma publicação, produzida pela entidade, com receitas típicas do Litoral Norte gaúcho, elaboradas com farinha do arroz. Ela defendeu as propriedades nutricionais da farinha de arroz e pediu apoio dos parlamentares ao projeto de Lei 179/2017, que estabelece a inclusão da farinha de arroz no cardápio da merenda escolar da rede pública estadual. Os deputados Dr. Thiago Duarte (DEM), Elton Weber e Neri, o Carteiro (Solidariedade) se manifestaram sobre a preocupação com a doença celíaca, obesidade infantil e valorização do produto.

Participaram da reunião, a deputada Zilá Breitenbach (PSDB) e os deputados Adolfo Brito (PP), Zé Nunes (PT), Aloísio Classmann (PTB), Edson Brum (MDB), Elton Weber (PSB), Dr Thiago Duarte (DEM) e Neri, o Carteiro (Solidariedade).