Caxias do Sul

Comissão diz ser improcedente cassação do vereador Caregnato, em Caxias do Sul

O julgamento será na próxima terça-feira (25), em sessão extraordinária no plenário Deputado Nadyr Rossetti, na casa legislativa caxiense

Autor de pedido de cassação diz ter verificado ações possivelmente indecorosas junto a participantes de reunião pública no último dia 25 de abril.
Autor de pedido de cassação diz ter verificado ações possivelmente indecorosas junto a participantes de reunião pública no último dia 25 de abril. (Foto: Manuelli Boschetti/Câmara Caxias)

Comissão Processante da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul afirmou ser improcedente o pedido de cassação do mandato do vereador Lucas Caregnato (PT). Desde o último dia 2 de maio, o vereador passava por processo por quebra de decoro contra o parlamentar. O anúncio do parecer final foi realizado na tarde desta sexta-feira (21).

O autor do pedido de cassação foi Lucas Ribeiro Suzin e por maioria (12 votos favoráveis contra sete contrários) o pedido foi aceito, na sessão ordinária de 2 de maio. Na mesma data, iniciaram-se os trabalhos da comissão, da qual também fazem parte os vereadores Sandro Fantinel (PL), que foi relator, e Clóvis de Oliveria (PTB).

Suzin afirmou ter verificado ações possivelmente indecorosas, por parte do vereador Caregnato, junto a participantes de reunião pública da noite do último dia 25 de abril, no Centro Administrativo Municipal, que tratou sobre a ocupação do complesto da antiga Metalúrgica Abramo Eberle (Maesa/Fábrica 2).

De acordo com o presidente da Comissão Processante, vereador Alexandre Bortoluz (PP), todo o processo em relação ao caso foi conduzido de forma responsável e transparente. “Entregamos o parecer final, resultado de um processo transparente e diligente. Apesar da decisão recomendada, como constamos nos fundamentos, em nosso entendimento houve, sim, quebra de decoro parlamentar. No entanto, o rito não foi o adequado, pois o fato que ensejou a quebra não é suficiente”, alega Bortoluz.

Sessão Extraordinária de Julgamento

A Mesa Diretora do Legislativo caxiense também confirmou na tarde desta sexta-feira (21), que o julgamento, envolvendo o pedido de cassação do vereador Caregnato, será na próxima terça-feira (25), em sessão extraordinária que se inicia às 13h, no plenário Deputado Nadyr Rossetti.