Foi definida na tarde desta quarta-feira, dia 31, a composição da Comissão temporária de Ética que analisará a manifestação da vereadora Eleonora Broilo na sessão do dia 22 de maio. As bancadas indicaram seus representantes para compor a comissão, e a primeira reunião será no dia 7 de junho.
Oficiado pelo presidente da Câmara, Fabiano Piccoli (PT), com base no regimento interno da Casa, a Comissão teria cinco dias úteis para iniciar a análise. Porém, por um entendimento particular do vereador Arielson Arsego (PMDB) manifestado em sessão sobre o prazo de início dos trabalhos, a mesa diretora, em respeito ao parlamentar e a qualidade que será prestada no andamento do processo, prorrogou para o dia 07 de junho, às 17 horas a primeira reunião. Neste encontro está prevista a escolha do presidente e relator da Comissão.
A Comissão de Ética foi instaurada após a parlamentar se pronunciar de forma generalizada sobre a índole dos políticos nordestinos, e seu posicionamento ganhou inúmeras manifestações na mídia nacional e redes sociais. Em menos de 24 horas, sete vereadores requereram a abertura da Comissão de Ética para analisar o caso.
Confira os membros da Comissão:
Alberto Maioli (Rede Sustentabilidade)
Arielson Arsego (PMDB)
Diego Tormes (PSDB)
Odais Sobierai (PSB)
Tadeu Salib dos Santos (PP)
Tiago Ilha (PRB)
Thiago Brunet (PDT)