Comportamento

Comissão de Educação do legislativo caxiense recebeu demandas da rede estadual de ensino

Foto: Bruna Giusti/Câmara Caxias
Foto: Bruna Giusti/Câmara Caxias

Nesta segunda-feira (2), a Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação, Cultura, Desporto, Lazer e Turismo (CECTICDLT) recebeu cerca de 50 alunos, mais representantes de sete entidades estudantis e de professores de escolas estaduais de Caxias do Sul. A reunião pública foi marcada para receber demandas desta comunidade.

O presidente da comissão, vereador Wagner Petrini (PSB) destacou as principais situações repassadas pela categoria.

“As principais demandas foram a falta de professores, a falta de estrutura das escolas, muito tempo sem nenhum investimento, a falta de segurança, teve esses três temas importantíssimos. A questão da merenda, falta de comprometimento de algumas matérias em relação aos professores, uma reclamação desse novo modelo de ensino. Mas teve outros diversos problemas citados, problemas de estruturas pela falta de investimentos, um exemplo é o auditório do Cristóvão de Mendoza que desde 2013 está interditado.”

Petrini comentou ainda pautas como a desvalorização salarial, dificuldades na pós-pandemia, principalmente a evasão escolar. Em assuntos mais pontuais como a falta de professores, a reunião demonstrou que são muitas matérias em falta. Na visão do vereador, o governo não se programou para direcionar os professores, por exemplo, um profissional é mandado para Fazenda Souza dar duas aulas, ou seja, o prejuízo com o deslocamento acaba se tornando maior que o salário.

Na reunião pública participaram dois integrantes do Conselho Tutelar de Caxias do Sul, o qual ouviram os relatos de assédios. Segundo Wagner Petrini inúmeros casos foram relatados e registrados, principalmente de professores homens contra alunas.

A comissão recolheu também demandas que serão entregues ao município, onde há falta de transporte escolar. Por exemplo, no turno da noite, os alunos da escola Evaristo de Antoni não tem transporte para a Zona Norte. Ainda, questões de sinalização e iluminação pública foram colhidas.

O parlamentar ressaltou que nenhum representante da Educação estadual participou da reunião pública. Por conta disso, todas as demandas discutidas neste encontro serão reunidas em um documento, o qual será endereçado a 4ª Coordenadoria de Educação. A Comissão de Educação do legislativo se propôs a acompanharam os casos até que sejam solucionados.