ASTRONOMIA

Cometa 3I/ATLAS visível no céu e chuva de meteoros em novembro

Do cometa 3I/ATLAS às Leônidas: saiba quando e para onde olhar para acompanhar os destaques de novembro

Especula-se que o cometa 3I/ATLAS possa atingir a Terra, mas não é isso que a ciência prevê. (Foto: Imagem gerada por IA/ChatGPT/Gemini)
Especula-se que o cometa 3I/ATLAS possa atingir a Terra, mas não é isso que a ciência prevê. (Foto: Imagem gerada por IA/ChatGPT/Gemini)

Junto ao mês de novembro chega o cometa 3I/ATLAS, que volta a ficar visível no céu, afastando-se do Sol. O mês promete, ainda, chuva de meteoros e a oposição de Urano.

Veja o Calendário Astronômico de novembro com os eventos mais importantes:

3 de novembro: O cometa 3I/ATLAS volta a ficar visível pouco antes do amanhecer, a 9° acima do horizonte leste. Até 17 de novembro, ele poderá ser visto com telescópios na Constelação de Virgem, cerca de três graus mais alto e aparecendo aproximadamente 10 minutos mais cedo a cada madrugada. Depois dessa data, ele desfila pela Constelação de Leão.

4 de novembro: Um foguete Ariane 6, da Arianespace, lançará o satélite Sentinel-1D em uma órbita heliossíncrona.

5 de novembro: Lua Cheia às 10h20.

12 de novembro: Lua Minguante às 02h29.

17 de novembro: A chuva de meteoros Leônidas atinge seu pico, produzindo até 15 meteoros por hora.

20 de novembro: Lua Nova às 03h48.

21 de novembro: Urano em oposição. O planeta estará em sua maior proximidade com a Terra e sua face estará totalmente iluminada pelo Sol. De Brasília, será visível entre 19h53 e 3h57.

29 de novembro: Lua Crescente às 03h59.

Em novembro, mas sem data confirmada:

New Glenn: A Blue Origin lançará a missão ESCAPADE da NASA no segundo voo do foguete New Glenn. O lançamento ocorrerá no Complexo de Lançamento 36, na Estação da Força Espacial de Cabo Canaveral, na Flórida. Previsto para novembro, o voo ainda não tem data definida.