Custo de Vida

Comércio de Caxias do Sul e São Marcos pode atuar neste domingo de Dia dos Pais

Foto: Lisiane Zago,. divulgação
Foto: Lisiane Zago,. divulgação

Retornar ao resultado de vendas do Dia dos Pais de 2019 é a perspectiva da Fecomércio-RS diante do avanço da imunização combinado com o controle da pandemia que deve permitir gradativamente a liberação das atividades, impulsionando as vendas em datas comemorativas. Com essa expectativa otimista, o comércio das cidades de Caxias do Sul e São Marcos têm permissão para o atendimento com a presença de funcionários no Dia dos Pais, que será no domingo (8).

Este Dia dos Pais é uma oportunidade importante de vendas após um ano de pandemia em que o comércio foi impactado nas vendas em datas comemorativas. A abertura é permitida pela Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), que beneficia empresários, consumidores e funcionários do comércio varejista: “Ao contar com os funcionários no domingo, o comércio é beneficiado e o consumidor tem mais uma chance para comprar o presente de Dia dos Pais. Acreditamos em uma movimentação semelhante aos números de 2019, especialmente, nos setores de vestuário e calçados”, afirma Idalice Manchini, presidente do Sindilojas Caxias. Ela também aconselha os comerciantes para que invistam em estratégias de presença on-line, promovendo ofertas e facilitando tanto as formas como as condições de pagamento para potencializar as vendas para o Dia dos Pais.

De acordo com a avaliação realizada pela Assessoria Econômica da Fecomércio-RS, roupas, calçados e acessórios, devem ter bons resultados depois de terem registrado volume cerca de um terço menor em 2020 em relação a 2019, conforme apontam os dados das notas fiscais eletrônicas da Sefaz-RS. Artigos esportivos e para o frio também devem movimentar as vendas, assim como itens de perfumes, vinhos, ferramentas, smartphones e eletrônicos.

Bônus e folga para comerciários
O Sindilojas Caxias informa que cada domingo trabalhado terá compensação com repouso semanal em outro dia da semana. Em Caxias, além da compensação, os empregados vão receber, ao final da jornada ou no dia previsto para pagamento da folha do mês, sob forma de prêmio pelas horas trabalhadas o valor equivalente a R$ 70,00. A mesma regra vale para São Marcos, mas com um prêmio de R$65,00. Os associados podem entrar em contato com a Assessoria Jurídica pelo telefone 99700-2555 e também pelos e-mails [email protected] e [email protected].