Bento Gonçalves

Comércio de Bento aposta no dia dos pais para aumentar as vendas

Expecativa de crescimento nas vendas de até 4%. (Foto: Dariano Moraes)
Expecativa de crescimento nas vendas de até 4%. (Foto: Dariano Moraes)
Expecativa de crescimento nas vendas de até 4%. (Foto: Dariano Moraes)

A greve dos caminhoneiros, os jogos da Copa afetaram o desempenho das vendas no comércio. Não obstante, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Bento Gonçalves (CDL) divulgou uma pesquisa apontando que o índice de inadimplência no semestre superou os 5%.

Para driblar os resultados do mercado o comércio de Bento Gonçalves aposta em datas comemorativas para aumentar as vendas. Com vitrines atrativas e um apelo para as compras, a expectativa é que as vendas na data dos pais, comparada ao ano passado, aumente entre 3 e 4%.

Conforme Daniel Amadio presidente do Sindicato dos Lojistas de Bento Gonçalves (Sindilojas) a diminuição na taxa de desocupação, o aumento na renda dos trabalhadores e até o pagamento PIS/PASEP permitem prospectar o crescimento.

“O dia dos pais é a terceira data no apelo comercial ficando atrás apenas do natal e dia das mães. É o momento dos lojistas colocarem produtos afins para alavancar o desempenho do seu negócio. Além disso, o apelo da data pode levar as pessoas que estão inadimplentes a quitar suas dívidas ou renegociá-las”, assegura.

O clima mais frio motiva a saída de produtos da estação como confecções, por exemplo. Sobre isso, a experiência climática vivenciada no ano passado levou os lojistas serem comedidos nas compras, para evitar que tenha de promover liquidações dentro da própria estação, sacrificando a margem de lucro do seu negócio.

Na estimativa do CDL o vestuário e os calçados aparecem em terceiro na ordem de preferência de compra seguido de vinhos e chocolates.