Depois de um período de desaquecimento por causa da greve dos caminhoneiros, lojistas buscam nas datas comemorativas e na Copa 2018 uma forma de impulsionar as vendas.
Para isso, vale vitrines com motivações românticas e condições diferenciadas para quem vai torcer pela seleção brasileira fora dos estádios russos.
Não pode faltar a contratação de mídia para dar visibilidade às promoções, renovação do layout no site e uma abordagem que encante o cliente, afinal, são os próprios consumidores que definem o perfil do que será tendência para presentear a pessoa amada ou o sonho de consumo para entrar com o coração em campo com seleção brasileira.
Quase às vésperas do dia dos namorados,12 de junho, alguns produtos se destacam na preferência de quem vai dar um abraço fazendo um carinho a mais, com algo que agrade a sua outra metade.
A lista de preterição vai desde celulares, aparelho para fazer chapinha, barbeadores, escovas eletrônicas, secadores, jantares e presentes com frases ou motivos românticos. Vale tudo para quem quer conquistar ou manter acessa a relação.
Em Bento Gonçalves, cidade que evidencia a fé no padroeiro Santo Antônio, há quem renove os votos da união de casamento e aqueles que aproveitam a data romântica para propor compromisso como namorado ou noivo.
Tamara Breamm é gerente de uma Joalheira e acredita na data em que muitos investem num presente delicado e marcante para manter a conquista.
Já o produto de cobiça para a copa são as tvs de telas gigantes e com tecnologia que dê a melhor definição do que acontece em campo, afinal se não dá para ir a Rússia é possível sentir-se quase lá.
Daniel Alves é gerente de uma loja que vende eletrodomésticos e já sente o reflexo positivo da chegada da copa.
“Os clientes mesmo tendo uma tv, querem uma maior e com mais tecnologia. A procura por tvs de 65” e tecnologia K-4 que possui alta definição é um convite para assistir os jogos em família ou com os amigos.”
No ritmo de vai Brasil, outros produtos acabam sendo comercializados para proporcionar um ambiente aconchegante e propício para reunir a torcida. Um conjunto de estofados, painel para posicionar a TV em local estratégico, pipoqueiras e muito mais.
Jussara Valtrich, gerente de loja, vê com otimismo a data dos namorados e as compras voltadas para os acontecimentos da copa.
“É uma forma de compensarmos o período em que as vendas enfraqueceram por causa da paralisação dos caminhoneiros”.
As indústrias estão tentando dar conta para entregar os produtos que sofreram com o problema de logística causado pela greve dos caminhoneiros, define Douglas da Silveira, gerente de loja. “Agora, é apostar nas datas comemorativas e nos efeitos positivos da copa para melhorarmos as vendas.”
Já uma pesquisa feita pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Bento Gonçalves confirma a expectativa positiva dos lojistas na data dos namorados e projetam crescimento nas vendas.
Entre os fatores que justificam essa tendência é a retomada da confiança do consumidor, diretamente relacionada a seu poder de compra, na avaliação do presidente da CDL-BG, Marcos Carbone.
“Percebemos que o público está retomando seus hábitos de compras, resultado da retomada e recuperação econômica que vem se ensaiando desde o começo do ano. O comércio, por sua vez, tem procurado estimular o consumo por meio de uma série de estratégias como renovação do mix, qualificação do atendimento e oferta de promoções. Essa combinação sustenta o otimismo para as projeções de vendas”, explica.