Tradicionalmente o mês de dezembro é marcado por um maior movimento nas cidades, principalmente no comércio. Com as pessoas nas ruas para as compras de Natal e o aporte de mais dinheiro na economia local, o 36º Batalhão da Polícia Militar, com sede em Farroupilha, lançou na manhã desta segunda-feira (09) a Operação Papai Noel visando a segurança pública desta época do ano. A operação tem início nesta segunda-feira e se estende até o dia 05 de janeiro, nas sete cidades abrangência do 36º BPM.
Foram detalhados os aspectos como um patrulhamento em horário estendido, ações no centro e nos bairros e apoio de todas as entidades envolvidas com o Sinos de Natal, como a Câmara de Dirigentes Lojistas, o Sindilojas, a Cics e a UAB. A Guarda Municipal também irá auxiliar nas ações.
O Pelotão de Choque e a Força Tática da Brigada Militar também irão atuar durante a Operação Papai Noel. Um aporte de horas extras e diárias concedidas pela Brigada Militar também foi conseguido junto ao comando do Rio Grande do Sul.
Conforme subcomandante do 36º BPM, major Juliano Amaral, uma cartilha com dicas de segurança para a população também será divulgada. Ele comentou algumas ações que a comunidade precisa de atenção nesta época do ano.
“Vamos atuar junto à comunidade em um patrulhamento durante o dia e a noite. É importante ressaltar que quem for realizar suas compras tenha cuidado: não andar com muito dinheiro vivo, priorizar os pagamentos via aplicativos de celular ou cartões de crédito e, acima de tudo, em qualquer suspeita avisar a BM, via 190. Ao criar essa rede de colaboração, podemos evitar que muitos crimes aconteçam”, disse.
O evento contou com a presença de secretários municipais, representantes de entidades do comércio e da população. Um comboio de viaturas pelas ruas centrais marcou o início das atividades.