
O Comando Regional de Polícia Ostensiva da Serra (CRPO-Serra) divulgou nesta semana, o balanço das atividades realizadas em 2021. Na comparação com o ano de 2020, os furtos e roubos de veículo, roubos a residências, a pedestres e estabelecimentos comerciais apresentaram reduções. Já os homicídios permaneceram no mesmo patamar.
O Comandante do CRPO-Serra, Coronel Alexandre Brite da Silva, destacou sobre os números positivos.
“Fazendo uma avaliação de 2021, de acordo com os números que inclusive já divulgamos em rede social, nós acreditamos que tivemos bastante produtividade e bastante êxito, também na redução de indicadores, principalmente, daqueles delitos que atingem diretamente a nossa sociedade. Então, estamos com uma perspectiva boa de ações, com relação ao trabalho dos nossos batalhões e com relação ao trabalho dos nossos efetivos.”
O CRPO-Serra é composto por o 12º BPM com sede em Caxias, o 36º com sede em Farroupilha, 1º BPAT de Gramado, 3º BPAT de Bento Gonçalves e o 10º BPM de Vacaria. Totalizando 66 municípios atendidos. No ano de 2021, além de operações integradas entre si, o CRPO realizou atividades com comandos de outras regiões que fazem divisões, outros órgãos de segurança do RS e do Governo Federal.
Brite salientou que no ano passado, houve investimentos na segurança pública e há expectativa de reforços no primeiro semestre de 2022.
“Em nível de governo nós tivemos reposições nos últimos anos, que isto foi bastante positivo, tivemos agora, inclusive, uma reposição de efetivo, neste final de ano e a Brigada Militar já abriu novo edital agora, para a convocação de novo concurso, para novos policiais militares. Então a gente acredita que lá pelo final do primeiro semestre ou início do segundo, talvez nós já estejamos recebendo policiais recentemente formados. Com relação a estrutura material, o comando regional também recebeu viaturas em vários municípios, houve um grande acesso a termos de viaturas, aqui pra Caxias do Sul, nós temos agora a princípio, pro primeiro semestre uma previsão de recebermos mais viaturas novas do Governo do Estado e mais do Plano de Incentivo a Segurança Pública.”
Em Caxias do Sul, ainda, há a expectativa da instalação do cercamento eletrônico o que deve auxiliar nas atividades de prevenção de crimes, ou posteriormente, na identificação dos criminosos por parte do setor de inteligência do CRPO.
O comandante concluiu comentando que os servidores já estão planejando as ações de segurança para a Festa da Uva 2022.