Comportamento

Com um caso confirmado, Farroupilha segue monitoramento contra a dengue

Além da fiscalização nas residências, três fumacês já foram realizados

DENGUE
Foto: Ilustrativa/Shutterstock

O município de Farroupilha segue atento quanto ao mosquito da dengue. O Rio Grande do Sul como um todo tem apresentado aumentos significativos em casos registrados da doença neste início de 2024. Até o momento, de acordo com o Painel de Casos de Dengue no RS, 3.516 notificações já foram computadas, e destes 1.704 acabaram se confirmando.

Em comparação com 2023, nas primeiras quatro semanas do ano, 88 casos haviam sido registrados. Dessa forma a prevenção e o monitoramento se fazem fundamentais na luta contra o mosquito. Em Farroupilha até agora, conforme dados repassados pela Secretaria da Saúde, sete casos foram inicialmente considerados suspeitos, onde um se confirmou positivo, dois descartados e quatro seguem em análise.

No momento, nenhuma pessoa está realizando tratamento. O único caso positivo, este que foi importado, ou seja, a pessoa não foi infectada em Farroupilha mas em outra cidade, se recuperou bem do tratamento.

A Diretora Geral da Secretária de Saúde do município, Silvana de Lima, ressaltou cuidados que devem ser tomados:

“Mantenham os cuidados evitando água parada nos domicílios e terrenos ao redor de casa. Permitir a entrada, receber os agentes de combate a endemias quando eles vão fazer a visita, passar orientação também para a população. Cuidar com água parada, vasinhos de planta ou pratinhos, pneus, garrafas, qualquer coisinha no terreno, por exemplo uma tampinha plástica de um copinho de sorvete, se chover já vira um criadouro. A gente tem que tomar todos os cuidados”, ressaltou ela.

No último verão, de janeiro a março, foram registrados 11 casos suspeitos, dois casos positivos (ambos em março), um autóctone (infectado no município) e um importado.

Realização de fumacês

Após o primeiro caso de dengue ser comunicado pela Prefeitura de Farroupilha, através da Secretaria da Saúde, três fumacês já foram realizados no bairro Centenário, sempre abrangendo o quarteirão próximo a uma empresa na ERS-122, seguindo até o condomínio Dona Otília.