Futebol

Com time reserva, Grêmio vence os titulares do Flamengo na Arena

Com time reserva, Grêmio vence os titulares do Flamengo na Arena
Com a vitória, o Grêmio sobe duas posições, ocupa momentaneamente a terceira colocação, com 30 pontos (Foto: Lucas Uebel)

O Grêmio venceu o Flamengo por 2 a 0 em Porto Alegre, na noite deste sábado, dia 4, com gols de Jael e Marinho . A vitória é válida pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro. O time gaúcho usou apenas um titular e a equipe carioca fez o contrário: preservou somente três da escalação considerada ideal.

Com a vitória, o Grêmio sobe duas posições, ocupa momentaneamente a terceira colocação, com 30 pontos, e se garante no G-4, porém pode ser ultrapassado por Inter ou Atlético-MG, que se enfrentam na segunda-feira. O Flamengo segue líder, com 34 pontos, mas pode ser ultrapassado caso o São paulo vença o Vasco no Morumbi no domingo.

Agora, as duas equipes respiram de vez as oitavas de final da Libertadores. O Grêmio embarca neste domingo rumo à Argentina para enfrentar o Estudiantes na próxima terça-feira, às 21h45, em Quilmes, pelo jogo de ida. O Flamengo, por sua vez, recebe o Cruzeiro no Maracanã às 21h45 da quarta-feira.

O jogo
Primeiro tempo

A primeira oportunidade gremista surgiu aos 2 minutos, quando Thaciano dominou na entrada da área e finalizou, mas a bola explodiu em Marinho. Em resposta, Jean Lucas desceu pela direita e tentou passar pela marcação de Jailson, mas o volante gremista fez a proteção e deixou a bola se perder pela linha de fundo. Em seguida, o tricolor teve uma nova chance em cobrança de falta, aos 5′. Douglas bateu, a bola explodiu na barreira e saiu a escanteio.

Já o Flamengo chegou novamente aos 10′. Everton Ribeiro passou por Marinho, mas errou o passe ao tentar acionar Renê e a bola ficou com a defesa gremista, que cortou o perigo. O Grêmio tentou arriscar com Marinho. Trocando passes, o centroavante recebeu na direita, puxou pro meio e finalizou a gol, mandando por sobre a meta.

Quatro minutos depois, o time rubro-negro teve uma falta a seu favor da intermediária de ataque. Everton Ribeiro colocou no segundo poste, Jael cortou, mas Uribe tentou recuperar, conseguindo escanteio. Mais uma vez pela direita, agora aos 19 minutos, a equipe carioca chegou com um cruzamento de Uribe buscando Vitinho, mas a defensiva tricolor conseguiu o corte com Leonardo Gomes, que lançou a equipe em contra-ataque.

O Grêmio tentou com um lançamento de Leonardo Gomes para Marinho, que recebeu na entrada da área, conseguiu o domínio, mas foi desarmado pela marcação, com 21 minutos.
Logo após, aos 25 minutos, tramando boa jogada, de pé em pé, Cortez recebeu na esquerda, invadiu a área e fez um cruzamento, mas a bola bateu na mão de Everton Ribeiro. Pênalti. Na cobrança, Jael mandou no canto esquerdo de Diego Alves, que conseguiu fazer a defesa, impedindo o gol gremista.

O Flamengo deu resposta através de cobrança de falta. Da intermediária, próximo a meia-lua da grande área, Vitinho carimbou a barreira, mas a bola voltou a Paquetá, que mandou a gol. O chute saiu fraco e Paulo Victor fez a defesa.
Aos 35 minutos Bressan precisou ser substituído, por lesão, entrou Matheus Henrique, no lugar dele e Renato colocou Jailson na zaga.

O Grêmio criou de novo com Marinho, que arriscou de fora da área, mas mandou à esquerda da meta carioca, aos 41′.

Mas foi no final da etapa, aos 46 minutos, que o Grêmio conseguiu abrir o placar com Jael. Aproveitando o lançamento de Leonardo Gomes, pela direita, o centroavante mandou de cabeça para o fundo das redes. No lance ele acabou se chocando com Marinho e saiu de campo sangrando.

Segundo Tempo

O Grêmio voltou a campo com a mesma formação e começou bem a segunda etapa. Aos 2 minutos, Jael recebeu um passe na intermediária acionou Marinho no ataque, e com um belo passe deixou o companheiro na cara do gol. Ele chutou, deslocando Diego Alves, e marcou o segundo gol gremista na partida.

Em seguida o tricolor chegou de novo, mas em cobrança de falta. Jael mandou forte e a bola explodiu na barreira. Minutos depois, aos 14′, em uma jogada de contra-ataque puxada por Jael, o centroavante acionou Pepê, que invadiu a área e chutou fraco, mas com perigo. Diego Alves caiu para defender.

O Flamengo tentou chegar aos 20′, com um cruzamento da direita, mas Leonardo Gomes conseguiu desarmar. Na sequência, Everton Ribeiro pegou a sobra do lance e arriscou de longa distância, mandando à esquerda da meta defendida por Paulo Victor.

Aos 31 minutos o técnico Renato fez mais uma substituição: saiu Marinho e entrou Alisson. Tentando pressionar, os cariocas desceram pela esquerda e fizeram um cruzamento, mas Leonardo Gomes conseguiu fazer o corte com segurança. Em seguida, Lincoln recebeu na entrada da área, girou e chutou, mas Paulo Victor defendeu.

Aos 41 minutos, o tricolor fez a última alteração: saiu Pepê e entrou Thonny Anderson.
O Grêmio ainda quase marcou o terceiro com um lance de contra-ataque, em velocidade. Douglas acionou Alisson na direita, que passou para Leonardo Gomes. O lateral cruzou na área, Diego Alves afastou parcialmente e a bola chegou a Jael, que finalizou, mandando por sobre a meta.

Clique na imagem para ampliar: