A quarta etapa do Campeonato Mundial de Fórmula 1 será disputada neste final de semana. O Grande Prêmio da Emilia-Romagna marca a estreia das corridas sprint na atual temporada. O formato da classificação desta corrida é diferente. As posições no grid, tradicionalmente definidas com base nas voltas mais rápidas de cada piloto em determinada fase da classificação, serão definidas através de uma sprint race, ou seja, uma corrida mais curta que o normal e que também vale pontos para o campeonato.
A definição para o grid de largada para a sprint race ocorre com base nos tempos do segundo treino livre, este que será feito ainda nesta sexta-feira. A sprint deste final de semana valerá oito pontos para o vencedor, sete para o segundo colocado, seis para o terceiro seguindo até o oitavo colocado que será contemplado com um ponto. A distância da corrida é de 100 km e tem duração média de 30 minutos.
Agora pela manhã, o líder do campeonato Charles Leclerc da Ferrari foi o mais rápido no primeiro treino livre, com a outra Ferrari de Carlos Sainz na segunda posição e para fechar o top-3 o holandês Max Verstappen colocou a Red Bull atrás das Ferrari.
A expectativa é que na hora da corrida de domingo chova, o que certamente dificultará as ultrapassagens. O segundo treino livre que define o grid para a sprint será disputado à partir das 12h desta sexta-feira. A sprint de amanhã terá início também às 12h. No domingo a prova começa às 10h.