Comportamento

Com reitor do IFRS na vice-presidência, é criado fórum de reitores das universidades públicas e institutos federais gaúchos

Grupo pretende aumentar a atuação em conselhos e órgãos de fomento à pesquisa e utilizar a aproximação para aproveitamento de recursos e integração de programas e projetos acadêmicos

Encontro ocorreu no campus Anglo, da UFPel (Foto: Thiago Bergmann (CCS/UFPel)
Encontro ocorreu no campus Anglo, da UFPel (Foto: Thiago Bergmann (CCS/UFPel)

Em Pelotas, na última segunda-feira (5), foi formalizada a criação do Fórum de Reitores das Universidades Públicas e Institutos Federais do Rio Grande do Sul (Foripes-RS). O reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) será o vice-presidente do órgão.

Além do IFRS, formam o grupo Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Universidade Federal de Rio Grande (FURG) e Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS); Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IFSul), e Instituto Federal Farroupilha (IFFar).

O objetivo do fórum é criar canal de diálogo entre os reitores, que já se reuniam informalmente para a discussão de temas pertinentes às universidades e institutos. Entres eles, cortes orçamentários, ataques à reputação das instituições e estratégias de valorização do ensino público superior.

O grupo pretende, ainda, aumentar a atuação em conselhos e órgãos de fomento à pesquisa e utilizar a aproximação para aproveitamento de recursos e integração de programas e projetos acadêmicos.

Enquanto Júlio Xandro Heck ficará na vice-presidência, a presidência do órgão será da reitora da UFPel, Isabela Andrade.