Caxias do Sul

Com quedas no comércio e indústria, economia caxiense retrai 3,1% em abril

Serviços foi o único dos três setores que apresentou crescimento no período

economia caxiense
(Foto: Arquivo/Grupo RSCOM)

Após apresentar um crescimento de 6,5% no mês de março, a economia caxiense voltou a cair em abril de 2023. Com quedas de -4,8% tanto no comércio como na indústria no período, o saldo geral de Caxias do Sul foi de -3,1% em relação ao mês de anterior. O único setor que apresentou crescimento foi o dos serviços, com 1%. Os dados foram divulgados em coletiva de imprensa na manhã desta terça-feira (13) pela Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC Caxias) e Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL Caxias).

Na comparação entre abril de 2023 com abril de 2022, a economia local cresceu 8%, com destaque para os serviços, que tiveram alta de 21,2%, enquanto a indústria com 2,3%, e comércio, com 3,1%, também ficaram positivos em abril se comparados com o mesmo mês do ano passado. O diretor de Planejamento, Economia e Estatística da CIC Caxias Tarciano Melo Cardoso lembrou que os números significativos alcançados pelos serviços ainda refletem o fato de ter sido o último setor a sair da retração oriunda da pandemia. Em relação à queda do desempenho da indústria em abril, Cardoso explicou que ele decorre principalmente da redução de fatores como horas trabalhadas (-11,4%), nas compras industriais (-10,3%) e nas vendas industriais (-8%).

Para o diretor da CIC, Astor Milton Schmitt, a indústria caxiense apresentou uma recuperação forte em 2021, que seguiu para o início de 2022. Ele citou como principais motivos para isso a presença de empresas reconhecidas e líderes de mercado. E aproveitou para destacar que este setor em específico pode ser afetado pelas incertezas que no agronegócio local.

“Eu costumo dizer que a indústria é o que puxa. Se a indústria cresce, se admite, se paga o salário direito, isso vai refletir no comércio e nos serviços de forma imediata”, falou. “Então, o que a gente vê na indústria é que ela está em um nível muito bom, mas se esse cenário de incerteza se realizar, ela fatalmente vai ser afetada em alguma dimensão. Acho que não há nada de desastroso no cenário”, concluiu o raciocínio.

No indicador acumulado do ano, que compara os primeiros quatro meses de 2023 com igual período do ano anterior, observa-se um crescimento de 18,2% no setor de serviços e de 10,2% no comércio, enquanto a indústria apresentou redução de 5%. Com isso, a atividade econômica mostrou aquecimento de 4,5% de janeiro a abril deste ano. Já no indicador “acumulado 12 meses”, a atividade econômica caxiense cresceu 2,9%. Na análise setorial, o comércio, com 12,2%, e os serviços, com 6,9% tiveram desempenho positivo, e apenas a indústria, com -2,3%, teve queda no período.

Comércio internacional

Em abril, o saldo da balança comercial sofreu uma redução de 14,4% em relação a março. O desempenho é positivo, porém, em relação a abril de 2022, com 30,6%, e no acumulado de 12 meses, com 90,7%. Os principais países de destino das exportações caxienses em abril foram Estados Unidos, Chile, Argentina, Uruguai e México. Já as importações se originaram da China, Itália, Alemanha, Estados Unidos e Japão.