O Consórcio Luz de Caxias do Sul completou o primeiro mês de trabalho neste sábado (27), após a ordem de início ser assinada em 27 de março. Esta primeira fase, que tem previsão de três meses de duração, marca o início da operação e manutenção do parque de iluminação da cidade, além do planejamento da modernização. Atualmente o número de demandas é de aproximadamente 4,3 mil.
Desde a última semana, a empresa está atuando apenas na manutenção de lâmpadas queimadas, atendendo as demandas reprimidas. São sete equipes na cidade e uma equipe no interior. A Prefeitura e a empresa do Consórcio Luz de Caxias do Sul perceberam um aumento nos chamados do Alô Caxias, mas não para trocar lâmpadas queimadas, e sim para substituir lâmpadas que ainda estão funcionando.
O secretário de Obras e Serviços Públicos, Norberto Soletti, pede para a população ter calma nesse processo de modernização da iluminação pois, segundo ele, toda a cidade será contemplada:
“As pessoas já começaram a perceber a mudança na iluminação em algumas ruas e elas também querem as novas luminárias de LED onde elas moram. Elas estão abrindo protocolos de troca de lâmpada queimada, mas quando as equipem chegam para realizar o trabalho percebem que a lâmpada estava funcionando. Isso prejudica o andamento e o planejamento dos trabalhos. Só na última sexta-feira foram quase 100 Alô Caxias de troca de lâmpada”.
Até o dia 25 de abril, data da última atualização, foram substituídos 4.260 pontos de iluminação. O entorno dos estádios Alfredo Jaconi e Francisco Stédile (Centenário) já receberam as novas luminárias de LED para oferecer mais segurança aos torcedores, devido ao grande número de pessoas que transitam pelas redondezas em dias de jogos dos clubes. O entorno do Parque de Eventos da Festa da Uva também já recebeu as novas luminárias.