Com Plano Municipal da Mata Atlântica, Caxias do Sul participa da COP28 em Dubai

Adiló Didomenico participa, a convite dos organizadores, da 28ª Conferência do Clima da Organização das Nações Unidas (ONU)

Publicado por
16:54 - 29/11/2023

Compartilhar:

Facebook Twitter Whatsapp
Com Plano Municipal da Mata Atlântica, Caxias participa da COP28 em Dubai

Foto: Rodrigo Rossi/ Divulgação

A partir desta quinta-feira (30) até 12 de dezembro, representantes de quase 200 países se reunirão para coordenar ações globais climáticas na COP28. Organizada pela Bloomberg Philanthropies e pela COP28, a Conferência contará com a chamada Blue Zone (Zona Azul), área com acesso restrito apenas a lideranças governamentais e meios de comunicação. Caxias do Sul recebeu o credenciamento para a Blue Zone, uma vez que foi selecionada para participar da reunião do Grupo C40 de Grandes Cidades Globais para a Liderança Climática, ao lado de São Paulo, Curitiba, Salvador e Rio de Janeiro.

O prefeito de Caxias do Sul, Adiló Didomenico (PSDB) viaja para Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, acompanhado do diretor Jurídico da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMMA), Daniel Caravantes, para se conectar com outros líderes para alinhar, compartilhar e avançar com planos de ação, bem como buscar recursos para intervenções no município na COP28, a 28ª Conferência do Clima da Organização das Nações Unidas (ONU). A convite da organização, que custeará integralmente passagens, hospedagens e alimentação.

Adiló destaca que os efeitos climáticos são uma preocupação mundial, e Caxias do Sul, em particular, tem enfrentado o excesso de chuva – mais de 1.100 milímetros desde 1º de setembro. “Além de nos prepararmos, temos de ter cuidado com o meio ambiente, a natureza está dando um recado muito claro e forte”, contextualiza o prefeito.

O Chefe do Executivo caxiense saiu de Caxias na tarde desta quarta-feira (29) e embarca em Porto Alegre no período da noite. Durante a viagem, a vice Paula Ioris (PSDB) fica como prefeita em exercício de Caxias do Sul até o dia 05 de dezembro.

Plano Municipal da Mata Atlântica

Caxias do Sul recebeu convite para participar da COP28 devido à projeção em Brasília do Plano Municipal da Mata Atlântica (PMMA). A Fase I do projeto foi executada em 2012; a Fase II ocorreu entre 2013 e 2016. A Fase III, que aborda Biodiversidade, Clima e Sustentabilidade, está em fase de desenvolvimento pela equipe da SEMMA depois de ficar engavetado por seis anos. Um dos programas do Plano Municipal é o projeto do Monumento Natural Palanquinho, no distrito de Criúva.

 

Compartilhe nas suas redes

Facebook Twitter Whatsapp