REIVINDICAÇÃO

Com pedido de recomposição de 3%, Campanha Salarial 2026 é iniciada em Caxias do Sul

Servidores municipais apresentaram pautas da nova campanha ao Executivo nesta sexta-feira (24)

Foto: Gabriel Lain/Divulgação
Foto: Gabriel Lain/Divulgação

O Sindicato dos Servidores Municipais de Caxias do Sul (Sindiserv) realizou a assembleia geral que definiu os pontos da Campanha Salarial 2026. Com dezenas de servidores presentes, a reunião comandada pela presidente Silvana Piroli registrou o descontentamento da categoria com diversos problemas enfrentados no trabalho.

Entre as principais reivindicações aprovadas está uma recomposição salarial de 3% além do reajuste pelo IPCA a partir de janeiro. A pauta inclui ainda o pagamento de auxílio-alimentação durante afastamentos por acidente de trabalho e o vale-refeição por matrícula.

A categoria também exige a criação de protocolos para casos de racismo, assédio moral e sexual, com a implantação de uma rede de apoio às vítimas. Outros pontos são a melhoria nas condições de trabalho e a oposição às terceirizações.

“Também temos a questão do fechamento de turmas na rede municipal. Com relação à assistência, que a gente possa ter a ampliação de lutas específicas que envolvem a educação e a saúde, que são as maiores categorias”, afirmou Silvana Piroli.

A presidente do sindicato rebateu possíveis alegações de restrições orçamentárias, justificando que o município investe apenas 43% da receita corrente líquida em pessoal. Ela afirmou que não é o servidor que causa problemas na administração pública, sugerindo uma falta de gestão.