Consolidada como um evento para empresas de todos os tamanhos e dos mais diferentes setores da economia, a Expoagas 2019 – 38ª Convenção Gaúcha de Supermercados reunirá 48 mil pessoas ligadas à cadeia do abastecimento, entre os dias 20 e 22 de agosto, no Centro de Eventos Fiergs, em Porto Alegre, para oportunizar networking, relacionamento, negócios e qualificação aos participantes. Promovida pela Associação Gaúcha de Supermercados (Agas), a feira deverá movimentar pelo menos R$ 520 milhões em negociações entre os 372 expositores e os visitantes – em sua maioria, representantes de empresas supermercadistas de todo o Brasil e de outros 11 países. Além da feira de negócios, que contará com fornecedores de produtos, equipamentos e serviços para o varejo e apresentará mais de 800 novidades ao mercado, a Expoagas 2019 possibilitará, em uma série de palestras, visitas, seminários e oficinas, qualificações para diferentes públicos. Cada vez mais multisetorial, a feira novamente tem gratuidade nas inscrições antecipadas a varejistas de supermercados e de outros setores do comércio, como hotéis, bares, restaurantes, farmácias e lojas de bazar e R$ 1,99. Neste ano, a cortesia estende-se também a produtores rurais pela primeira vez. A principal novidade desta edição é o reposicionamento dos espaços Premium e Circuito de Negócios, criados no ano passado e que integram novos expositores às oportunidades oferecidas pelo evento.
Por sua capilaridade e abrangência de setores, a Expoagas 2019 mais uma vez refletirá, em seus estandes, as tendências e hábitos de consumo que estão norteando o perfil de compra dos gaúchos nos supermercados. Um exemplo disto é o crescimento no número de expositores de alimentos com apelo saudável, como tapiocas, produtos orgânicos e barras de cereais. “O gaúcho está cada vez mais preocupado com sua saudabilidade, mas infelizmente ainda falta renda para que algumas categorias ganhem mais espaço. Este será um processo gradual na qualificação dos alimentos que chegam à mesa dos consumidores”, observa o presidente da Agas, Antônio Cesa Longo. Segundo o dirigente, além dos alimentos saudáveis, ganham destaque nesta 38ª edição da Expoagas expositores de eficiência energética, consultoria tributária e acessórios para smartphones. “São setores em ebulição e a feira certamente vai espelhar o que está acontecendo no dia a dia do ramo supermercadista”, garante. Formado majoritariamente por indústrias e distribuidores de produtos alimentícios, de higiene e de limpeza, o rol dos expositores ganhou uma nova categoria entre os estandes: a das entidades de classe, que estreia com dois expositores na feira de negócios.
Participação de gaúchos cai
Entre os expositores desta edição, 80,9% estão voltando ao evento, e 19,1% serão estreantes na Expoagas 2019. Um dado que chama a atenção é o percentual de empresas gaúchas entre os expositores: embora ainda majoritários (67%), os estandes de companhias locais atingiram o menor percentual de participação dos últimos dez anos (em 2018, os gaúchos eram 72%). “É um dado que nos preocupa. Somos defensores da indústria gaúcha, que é modelar em tantos setores, e precisamos que a economia se fortaleça em todas as pontas para que tenhamos um crescimento sustentável no Estado”, destaca Longo. Segundo o dirigente, um dos principais objetivos da Agas com a feira é oportunizar uma vitrine a varejistas de todo o País para as empresas que participarão do evento. “Teremos compradores do Brasil e do mundo conhecendo a pujança da nossa indústria e a qualidade dos produtos fabricados no Rio Grande”, antecipa.
Pleitos do setor
Apostando nos conceitos de liberdade econômica defendidos pelo Governo Federal e fomentando negócios que possibilitarão crescimento para empresas do varejo, setor distribuidor e indústria, a Associação Gaúcha de Supermercados aproveitará a Expoagas 2019 para reforçar pleitos do segmento supermercadista gaúcho e brasileiro. A principal reivindicação a ser levantada é a possibilidade de supermercados comercializarem, em suas lojas, os medicamentos que não necessitam de prescrição médica. “Defendemos o direito das farmácias venderem alimentos, itens de bazar e de higiene, mas queremos o mesmo livre comércio para os supermercados. Afinal, os medicamentos sem prescrição já estão ao alcance dos clientes no autosserviço das farmácias, além de serem comercializados sem restrições por televendas e internet. Não há porque criarmos reservas de mercado em nome do corporativismo. Precisamos de um novo Brasil e de um cenário de liberdade econômica, com interferência mínima do Estado”, defende Longo.
Outras reivindicações do setor são a definição de regras para a manipulação de carnes e fiambres em supermercados e a simplificação tributária em todos os setores. “São questões técnicas nas quais estamos trabalhando para garantir, acima de tudo, segurança alimentar aos consumidores e proteção jurídica às empresas. Mas é preciso elogiar o trabalho dos corpos técnicos do Governo do Estado e a boa vontade para contribuir nestes temas”, salienta Longo.
Gratuidade para o varejo e produtores rurais
Neste ano, pela primeira vez, a Agas está franqueando as pré-inscrições ao evento para produtores rurais. “Queremos oportunizar aos homens e mulheres do campo as mesmas ferramentas e clientes dos grandes players da indústria, incentivando que as futuras gerações vejam, na produção agrícola, um negócio rentável e promissor”, explica o presidente da Agas. Além disso, as inscrições realizadas até 16 de agosto são gratuitas para supermercadistas e para representantes de padarias, atacados, farmácias, bares, restaurantes, lojas de conveniência, açougues, bazares, lojas de 1,99, petshops, hospitais e hotéis. Os valores para visitantes de outros setores vão de R$ 30,00 a R$ 150,00 para os três dias de evento. “A Expoagastraz oportunidades para empresas de todos os tamanhos. O pequeno comerciante que visitar a feira certamente sairá melhor e mais preparado para os desafios do mercado, seja pelo ciclo de palestras ou pelas parcerias comerciais que estarão à disposição nos estandes”, projeta Longo. As inscrições para o encontro já estão abertas pelo site www.agas.com.br.
Carro e notebooks
Consagrada acima de tudo como uma feira de negócios, aExpoagas 2019 mais uma vez vai incentivar a conclusão de transações comerciais já durante os três dias do evento com o sorteio de seis notebooks e um automóvel zero quilômetro entre as empresas que efetuarem compras nos estandes da feira. A cada R$ 1.000,00 em compras junto aos expositores, os visitantes receberão um cupom para participação. “Embora a programação de palestras seja fundamental, estamos voltando o nosso foco para as atividades da exposição, incentivando os participantes a levarem lançamentos e condições especiais de pagamento aos estandes”, informa o gerente executivo da Agas, Francisco Schmidt. A partir de um levantamento prévio, a Agas estima que mais de 800 produtos, equipamentos, embalagens, sabores e versões de produtos serão apresentados durante o evento pelos 372 expositores.
Palestras e feira
Buscando evidenciar e fortalecer os espaços criados no ano passado para oportunizar a novas empresas a participação na Expoagas – o Espaço Premium e o Circuito de Negócios –, a Agas dividiu neste ano, com maior clareza, as áreas de palestras e de feira. “Transferimos o ciclo de palestras todo para o lado do Teatro do Sesi, enquanto a feira de negócios ficará concentrada nos três andares do pavilhão do Centro de Eventos”, explica o presidente da entidade. Localizado no segundo andar, o Espaço Premiumcongregará empresas multinacionais e grandes players das indústrias de alimentação e de higiene. Lançados na edição de 2018, os estandes doCircuito de Negócios congregarão micro e pequenas empresas em um ambiente de negócios e novas parcerias. “Este é o espírito da Expoagas, oportunizar os mesmos fornecedores a companhias de todos os portes e de todos os segmentos”, conclui Longo.
Para fomentar a participação de varejistas do interior do Estado, a Agas está subsidiando 50% dos custos de viagem para caravanas que contemplarem pelo menos três empresas varejistas. “São 90 núcleos regionais que alugam um ônibus e vêm à feira dos mais diferentes pontos do Estado e de Santa Catarina”, explica Longo.
As projeções para a Expoagas 2019:
2017 | 2018 | 2019* | |
Expositores | 347 | 372 | 372 |
Segmentos | 108 | 108 | 109 |
Visitantes | 48 mil | 48 mil | 48 mil |
Negócios | R$ 482 milhões | R$ 509 milhões | R$ 520 milhões |
Caravanas | 90 | 90 | 90 |
* Previsão
PROGRAMA
Dia 20 de agosto
9h – Solenidade de abertura – Teatro do Sesi
10h30 – Palestra magna – Glória Maria | É preciso reinventar-se | Teatro do Sesi
12h – Abertura da feira de negócios – Centro de Eventos
13h30 – Visita-técnica – Grupo Dimed | Asun Supermercados
14h – Palestra – Fátima Merlin | O shopper do futuro | CAT
15h – Seminário Jurídico – Ricardo Neves Pereira | Administração Tributária Digital | Teatro do Sesi
16h – Oficina prática – Sinara Oliveira | Dez passos para o sucesso do relacionamento nas redes sociais | Escola móvel Agas
16h – Palestra – Vera Zaffari | O futuro da loja física: você está preparado? | CAT
20h – Jantar de boas-vindas | Associação Leopoldina Juvenil
21h – Encerramento da feira de negócios
Dia 21 de agosto
9h – Palestra magna – Mike Ross| Como vieses cognitivos afetam as decisões dos consumidores | Teatro do Sesi
10h30 – Palestra magna – Clóvis de Barros Filho | Confiança: o motor das organizações | Teatro do Sesi
12h – Abertura da feira de negócios – Centro de Eventos
13h30 – Visita-técnica – Coca-Cola | Rede varejista
14h – Palestra – Angelita Garcia | A revolução tecnológica e comportamental dos líderes e gestores de RH | CAT
15h – Agas Mulher – Cláudia Raia | Nas raias do empreendedorismo | Teatro do Sesi
16h – Palestra – Gustavo Fauth – Prevenção de perdas na prática: o resultado de cases gaúchos | CAT
16h – Oficina prática – Karine Biz | Gestão ambiental e boas práticas | Escola móvel Agas
21h – Encerramento das atividades do dia
Dia 22 de agosto
9h – Palestra magna – Alexandre Garcia – O Brasil em 2020: cenários políticos e os impactos no consumo – Teatro do Sesi
10h30 – Palestra magna – Márcio Atalla – Bem-estar pessoal e profissional | Teatro do Sesi
12h – Abertura da feira de negócios – Centro de Eventos
14h – Palestra – Clara Faro (Nestlé) | Como a transformação na categoria de cafés potencializará as vendas | CAT
15h – Coletiva de imprensa – Balanço da Expoagas 2018 | Escola móvel Agas
15h – Agas Jovem – Carlos Eduardo Moysés (CEO iFood) | Tendências e mudanças no mercado – Case iFood | Teatro do Sesi
16h – Palestra – Felipe Patané (Google) | O caminho até a prateleira | CAT
20h – Sorteio de automóvel entre os compradores da feira
21h – Encerramento do evento
Inscrições:
Até 16 de agosto em www.agas.com.br
Varejistas e produtores rurais = Gratuito
Fornecedores Sócio Agas = R$ 30,00
Fornecedores não sócios Agas/ Visitantes – R$ 150,00
Após 16 de agosto – Na secretaria do evento
Varejistas sócios Agas – R$ 30,00
Varejistas não sócios Agas – R$ 80,00
Fornecedores sócios Agas – R$ 50,00
Fornecedores não sócios Agas/ Visitantes – R$ 150,00