“União, força e dedicação”, esse foi o pedido do empresário do setor vitivinícola Juarez Valduga para fortalecer o turismo na Serra Gaúcha, durante a palestra que realizou nesta segunda-feira, dia 19, na Câmara de Indústria Comércio e Serviços (CIC) de Caxias do Sul.
Responsável por administrar em parceria com seus dois irmãos a Casa Valduga, primeiro complexo de enoturismo no Vale dos Vinhedos, o empresário tem planos ambiciosos de expandir sua marca para países como Chile, onde implantará até o final de 2018, um empreendimento nos moldes do existente em Bento Gonçalves, além de Portugal e Argentina.
Apesar do foco no mercado internacional, Valduga não esqueceu suas origens e se definiu como um quase padre, quase militar, quase engenheiro, mas um colono completo e com muita honra. Pelas características muito similares dos municípios da região, ele sugeriu a criação de uma única Secretaria de Turismo que abrangesse toda Serra Gaúcha.
“A nossa região é muito bonita, e não pode ser explorada por bloco único, ela tem que ser regional. Ela é vista como um todo, não pode ser individualizada, essa é minha filosofia. Na Serra Gaúcha nós temos as mesmas identidades culturais do passado na nossa tradição, e a nossa região é única no Brasil. Esta soma é que vai nos fortalecer, o turista que vem para a região, ele não vem para uma microrregião, ele vem para um todo”, destaca.
Além do turismo, Valduga também aposta na solidificação do espumante e do suco de uva nacional, e classificou os produtos entre os melhores do mundo em suas categorias.