Caxias do Sul

Com Marisol Santos na presidência, nova mesa diretora é empossada na Câmara de Caxias do Sul

A vereadora defendeu que o Legislativo sirva como referência aos moradores, unindo debate, sustentabilidade e informação

Com Marisol Santos na presidência, nova mesa diretora é empossada na Câmara de Vereadores de Caxias do Sul
Foto: Denerlei Antonioli/Câmara Caxias/divulgação

Foi empossada, na manhã desta terça-feira (2), a mesa diretora que comandará a Câmara de Vereadores de Caxias do Sul ao longo de 2024. A partir de hoje, está na presidência Marisol Santos (PSDB), que liderou chapa única eleita com voto favorável de todos os parlamentares na sessão ordinária de 14 de dezembro passado. O cargo foi transmitido pelo agora ex-chefe do Legislativo, Zé Dambrós (PSB), durante solenidade no plenário da Casa. O prefeito Adiló Didomenico também se pronunciou, em nome do poder Executivo.

Junto a tucana, compõem o grupo diretivo: o 1° vice-presidente, Adriano Bressan (PRD), o 2° vice-presidente, Renato Oliveira (PCdoB), o 1° secretário, Felipe Gremelmaier (MDB) e o 2° secretário, Zé Dambrós. As sessões ordinárias, com debates e votações de projetos, retornam no dia 1° de fevereiro.

Em seu primeiro discurso como presidente, Marisol falou que 2024 será um ano de construção, aprendizado e responsabilidade. Defendeu que o Legislativo sirva como referência aos moradores, unindo debate, entendimento e informação.

“Tenho certeza que vamos construir uma Câmara cada vez mais forte, responsável e próxima da comunidade”, declarou.

A tucana também mencionou, como prioridade para este ano, a intenção de avançar em pautas sustentáveis, tendo como norte a Agenda 2030, das Nações Unidas, que elenca ações para combate à pobreza, e proteção do meio ambiente e clima.

“A Câmara tem que ser uma referência quando o assunto é esse [sustentabilidade]. Quando as pessoas têm alguma dúvida, que a Câmara seja um polo. Um polo desde, talvez, de recebimento de algum tipo de resíduo diferente, que as pessoas venham para entregar aqui, como que as pessoas tenham a noção de que a Casa já está dentro desses parâmetros, dentro dos objetivos de desenvolvimento sustentável”, disse a chefe do Parlamento, em coletiva de imprensa após a posse.

Renato Oliveira (D), Adriano Bressan, Felipe Gremelmaier, Zé Dambrós e Marisol Santos, na tribuna | Foto: Denerlei Antonioli/Câmara Caxias/divulgação

 

Em entrevista ao Portal Leouve, a vereadora projetou iniciativas para 2024, comentou o significado de ser a quarta mulher a presidir a Câmara de Caxias na história e avaliou como se dará a relação entre Executivo e Legislativo sob o comando do PSDB. Leia aqui.

Com Marisol, também assumem cargos de gestão da Casa a advogada Luzia Ester Santos Oss, indicada para direção-geral, e o relações públicas Marcelo de Gregori, designado para chefia da Assessoria de Comunicação Social.

Com exceção do PSD, todas as bancadas estiveram presentes no ato com ao menos um vereador no plenário. Participaram – sem contar os envolvidos com a mesa diretora – Alexandre Bortoluz (PP), Gilfredo De Camillis (PSB), Alberto Meneguzzi (PSB), Lucas Caregnato (PT), Isabela Schumacher (NOVO), Elisandro Fiuza (Republicanos), Sandro Fantinel (PL), Lucas Diel (PDT) e Velocino Uez (PRD). Além disso, na plateia, assistiram a posse secretários municipais, políticos, e amigos e familiares de Marisol.