Com um desempenho sólido da indústria e a recuperação do comércio, a economia de Caxias do Sul apresentou um crescimento de 4,1% em 2022. O comércio apresentou o melhor resultado nesta comparação de janeiro a dezembro, com um crescimento de 11,4%. A indústria (2,4%) e os serviços (3,1%), também fecharam o ano em expansão. Outro destaque do último ano foram as exportações, que cresceram 37,8% e atingiram quase US$ 800 milhões.
Os dados foram apresentados pela Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC Caxias) e Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) nesta terça-feira (14). A diretora de Planejamento, Economia e Estatística da CIC, Maria Carolina Gullo, ressalta que a comparação do Índice de Desempenho Industrial era difícil, pois o crescimento de 19,8% em 2021 é acima do normal – justamente pelo efeito pós-pandemia. Ainda assim, os números de 2022 são consideravelmente positivos.
“Crescer 2,4% pode parecer ruim, mas é que tínhamos uma base muito forte de comparação. Esse número significa que repetimos o bom resultado de 2021 e acrescentamos mais 2,4%. É um resultado bom. Não teríamos como crescer mais que isso sem fazer grandes investimentos. A indústria cresceu adequadamente com capacidade que tem hoje de produção”, explica Maria Carolina Rosa Gullo.
Em sua manifestação, o professor Mosár Leandro Ness, que é assessor de Economia e Estatística da CDL Caxias, brincou que o setor do comércio ressurgiu das sombras.
“O comércio atravessou todo período da pandemia com números negativos, sofreu muito e tivemos uma perda muito grande de estabelecimentos. A partir de 2022, mesmo sendo um ano bastante duro, conseguimos sair desses números, que estavam muito deprimeiros, e passamos para o positivo. Saímos de -8% para 11%. É uma recuperação bastante significativa”, aponta.
Os indicadores setoriais caxienses seguiram a tendência apresentada pela economia do Rio Grande do Sul e no Brasil em 2022, quando comércio e serviços foram muito bem, enquanto a indústria registrou uma performance mais fraca.
“A economia do Rio Grande do Sul foi muito melhor do que a brasileira nos números do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e, mesmo que a gente não possa comparar esses indicadores, podemos dizer que Caxias do Sul contribuiu muito para esse bom desempenho do estado gaúcho em todos os setores”, analisa Maria Carolina.
Empregos
O ano de 2022 se encerrou com um total de 158.776 postos de trabalho em Caxias do Sul, um estoque muito próximo do registrado em 2018. Mais de seis mil vagas de emprego foram geradas ao longo de 2022, um crescimento de 3,9% sobre 2021. Indústria e serviços foram os setores que mais contrataram no período.
Comércio internacional
Outro dado apresentado pela CIC Caxias foi o desempenho das exportações e importações do município. As exportações cresceram 37,8%, atingindo quase US$ 800 milhões, enquanto as importações cresceram 21,1% em 2022. Esse desempenho fez com que o saldo da balança comercial caxiense registrasse alta de 86,1% no ano passado. Em 2022, os principais destinos das exportações caxienses foram Chile, Argentina, Estados Unidos, México e Uruguai. E os principais países de origem das importações foram China, Itália, Alemanha, Estados Unidos e Japão.