As milhares de pessoas que se concentraram em frente ao 3º Grupamento de Artilharia Antiaéra, no bairro Rio Branco, em Caxias do Sul, terminaram a manifestação depois das 21h. Foram mais de 12 horas de protesto, que ocupou algumas quadras da Avenida Rio Branco.
Pessoas de diversas idades estiveram presentes. Muitos levaram cadeiras, chimarrão e outras coisas para passar o dia. Alguns fizeram churrasco na hora do almoço. Os organizadores disponibilizaram banheiros químicos.
Entre gritos de “intervenção federal” e protestos contra o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), algumas caixas de som reproduziam o hino nacional e do Rio Grande do Sul, entre outras músicas.
Conforme os organizadores mais de 50 mil pessoas passaram pela manifestação. Já os números da Brigada Militar afirmam que aproximadamente 30 mil manifestantes estiveram no local no período de 12 horas. Nenhum incidente ou ocorrência foram registrados pelas forças de segurança.
OUTRAS CIDADES
A manifestação em Caxias ganhou o público de pessoas das cidades próximas. Manifestantes vieram de Flores da Cunha, Farroupilha, Antônio Prado e outros municípios.
Em Bento Gonçalves, a concentração começou cedo em frente ao 6º Batalhão de Comunicações do Exército (BCom). Durante à noite, cerca de 50 pessoas permaneciam em frente ao local.
Na BR-470, durante o dia algumas pessoas se concentraram nas proximidades do Posto do Avião, entre Bento e Garibaldi. Depois das 20h, o público aumentou no local.
Já em Flores da Cunha, a concentração ocorreu na ERS-122, no trevo de acesso à Nova Pádua. O número de participantes não foi expressivo, uma vez que as pessoas se deslocaram para Caxias do Sul.