Bento Gonçalves

Com maior quantidade de agroindústrias no RS, Bento Gonçalves certifica mais duas empresas

São, agora, 46 empreendimentos certificados na cidade

Vinícola Crisbert poderá retomar produção (Foto: ASCOM)
Vinícola Crisbert poderá retomar produção (Foto: ASCOM)

Desde a terça-feira (20), duas novas empresas de Bento Gonçalves passam a contar com placas indicativas de certificação no programa estadual e municipal de agricultura familiar. Vinícola Crisbert e Cantina Nono Natal se juntam ao rol de 46 empreendimentos certificados na cidade.

O projeto é desenvolvido em parceria entre a Emater, a Sicredi e a prefeitura, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento da Agricultura (SMDA). No início da semana, a certificação abarcou outras duas agroindústrias: a Destilaria Cantelli e a empresa de nozes in natura selecionadas PeCantelli.

Localizada em Tuiuty, a Cantina Nono Natal é um empreendimento incentivado pela produção realizada pelo avô. “Meu avô fazia vinho para família e a gente sempre matutava de voltar a fazer, mas não tinha a estrutura. Eu e minha esposa decidimos construir o espaço, comprar as pipas, agora estamos no terceiro ano desse processo e agora poderemos vender o vinho”, comenta Rudinei Fracalossi.

Já a Vinícola Crisbert, de Faria Lemos, que estava com atividades paralisadas, poderá retomar a produção com o certificado. “Para nós, foi um grande passo, como estávamos desativados, e agora com esse incentivo voltamos a produzir e comercializar”, destaca o proprietário, Jalir Christófoli.