Caxias do Sul

Com lançamento do vídeo oficial da Festa da Uva 2024, Caxias do Sul celebra Abertura da Colheita

Evento ocorreu na tarde desta quinta-feira (1), em propriedade da localidade de Monte Bérico

Foto: Luca Roth/Grupo RSCOM
Foto: Luca Roth/Grupo RSCOM

Após 11 anos, a Abertura da Colheita de Caxias do Sul voltou a ser celebrada na localidade de Monte Bérico, no interior do município. O palco foi a propriedade dos Venturin, família de 5ª geração que recebeu o evento simbólico, marcado por salva de palmas aos agricultores, bênção para afastar climas adversos, colheita de cacho nos parreirais e apresentação do vídeo oficial da Festa da Uva 2024, na tarde desta quinta-feira (1).

De 28 hectares de terreno, sete são voltados para a produção de uva através do modelo de cultivo protegido, que consiste na utilização de cobertura plástica. Segundo um dos proprietários, Charles Venturin, 49 anos, esse fator reduziu as perdas causadas pelas fortes chuvas de 2023. Ele revela que, por ano, são geradas de 90 a 100 toneladas da fruta. Por lá, as variedades encontradas são Itália, Rubi, Perlona, Benitaka, Clara, Vitória, Niágara, Isabel, Bordô e Lorena.

O produtor rural disse que sediar a Abertura da Colheita é uma honra.

“Para nós é um marco, com certeza vai ficar na história da nossa família”, resumiu Charles.

Justamente por essa ligação do local com uma das frutas símbolo da cidade e região, foi lançado o vídeo de divulgação da Festa da Uva, que inicia dia 15 de fevereiro. A produção, dirigida e montada por Maicon Dewes, ilustra paisagens do interior e da área urbana caxiense, e evidencia a Rainha Lizandra Mello Chinali e as princesas Eduarda Ruzzarin Menezes e Letícia de Carvalho, embaixatrizes, vitivinicultores, artistas, músicos e noninhas.

“Vamos aproveitar a oportunidade de manter a nossa tradição viva, de viver Festa da Uva, de criar lindas memórias com os nossos shows nacionais, shows regionais, cultura, gastronomia, os nossos lindos desfiles e espetáculos. A gente espera vocês lá no parque, lá na praça, lá na Sinimbu e em todos os lugares que estão já respirando Festa da Uva”, discursou a líder da corte Lizandra.

De acordo com a Secretaria Municipal da Agricultura, a uva é um dos principais cultivos de Caxias, com cerca de 70 mil toneladas produzidas por ano numa área de 3,8 mil hectares. Outros destaques são maçã, tomate, frutas de caroço – como pêssego e ameixa-, citros e hortaliças. Ao todo, aproximadamente 3.500 famílias garantem seus sustentos com a atividade.

Foto: Luca Roth/Grupo RSCOM
Foto: Luca Roth/Grupo RSCOM
Foto: Luca Roth/Grupo RSCOM
Foto: Luca Roth/Grupo RSCOM
Foto: Luca Roth/Grupo RSCOM
Foto: Luca Roth/Grupo RSCOM

 

Em sua fala, o prefeito Adiló Didomenico destacou a vinda dos imigrantes, como os Venturin, que construíram Caxias do Sul através do trabalho, sobretudo, da produção rural. Também, se solidarizou aos agricultores que tiveram perdas causadas pelas intempéries.

“A Festa da Uva e a Abertura da Colheita têm uma sinergia muito grande, porque sintetizam o momento de nós celebrarmos a colheita, do fruto, do trabalho, da dedicação e de quantas jornadas de apreensão. Imaginem que, desde maio, nós tivemos todas essas adversidades climáticas, imaginem o que se passa na mente, no coração dessas famílias de agricultores”, refletiu.

O titular da Agricultura, Rudimar Menegotto, entende que a Abertura da Colheita serve como homenagem.

“Nem todos os agricultores podem estar aqui presentes. Nada melhor do que homenagear eles, valorizar eles pelo trabalho que eles fazem no dia a dia. Com certeza a maioria das famílias deve estar em casa trabalhando e colhendo. Nada melhor que agradecer eles de forma especial”, salientou.

Também marcaram presença, entre outras autoridades, o deputado estadual Carlos Búrigo, a vice-prefeita, Paula Ioris, a presidente da Câmara de Vereadores, Marisol Santos, o presidente da Comissão Comunitária da Festa da Uva, Fernando Bertotto, e membros do Sindicato Rural e do Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares de Caxias do Sul, que promovem o evento em parceria com a prefeitura.

A celebração é itinerante e tem como base a lei municipal n° 6.848 de 14 de julho de 2008, de autoria do ex-vereador Getúlio Demori. O texto da lei institui anualmente, entre 20 de janeiro e 15 de fevereiro, o dia oficial da Abertura da Colheita em Caxias do Sul. Originalmente, referia-se à colheita de uva. Em 2014 recebeu emenda, passando a abranger todos os cultivos.

Vídeo: Luca Roth/Grupo RSCOM

Confira o vídeo oficial da Festa da Uva