Na estação da colheita de citros, parte da colheita pode ser conferida e adquirida na Feira Ecológica de Caixas do Sul. O evento ocorre aos sábados pela manhã na Praça das Feiras, no bairro São Pelegrino. Entre as frutas comercializadas no local estão as bergamotas do agricultor Maique Kochenborguer, de Montenegro. O agricultor cultiva citros em uma área de 66 hectares no Vale do Caí. A região é a que mais produz citros no Estado, em especial bergamota.
Outra parte da colheita da família é destinada para a indústria de suco, mercado convencional e para a Cooperativa de Agricultores e Agroindústria Familiares de Caxias (CAAF) que atende mercados institucionais, como alimentação escolar e em hospitais.
Há 32 anos a família tem certificação de produção orgânica e participa da Feira Ecológica de Caixas do Sul há 23. São diferentes variedades de bergamota cultivadas na propriedade, além de laranja, lima e limão. Nesta safra, Maique estima colher perto de 200 mil quilos de citros. “Vamos colher menos neste ano. Por causa das chuvas excessivas, a plantação sofre com a alta umidade no solo. Essa produção vem apresentando redução de produtividade e frutos pequenos,” explica o agricultor.
Na feira deste sábado (08) uma degustação de bergamotas, como amostra da safra deste ano, foi realizada pelos agricultores no local em ação alusiva a semana em que se celebrou o Dia Mundial do Meio Ambiente.