Cidades

Com farmácia interditada, Hospital de Bom Jesus encaminha pacientes para outros municípios

Medida ocorreu após constatação de erro na dosagem de medicamento que seria aplicado em paciente. Nova avaliação deve ocorrer nessa semana para liberação de internações

Bom Jesus
Foto: Divulgação

Desde que a farmácia do Hospital de Bom Jesus foi interditada, o município vive uma situação inusitada. Como a medida cautelar impede a dispensa de medicações, a unidade que atende pelo Sistema Único de Saúde (SUS) não consegue viabilizar internações. Desse modo, a direção do estabelecimento tem encaminhado pacientes para outras cidades.

O problema começou na sexta-feira (26), após uma vistoria da Vigilância Sanitária. Segundo o secretário municipal da Saúde de Bom Jesus, Vagner Biazus, foi identificado um erro na dosagem de um medicamento para um paciente que estava hospitalizado. A medicação não chegou a ser aplicada, mas a percepção do equívoco levantou dúvidas sobre procedimentos adotados pela equipe da farmácia, o que levou ao fechamento temporário do serviço.

Transferências 

Desde então o hospital não tem como prosseguir com atendimentos que exigem internação, uma vez que os tratamentos dependem do uso de medicamentos pelos pacientes. Ainda na semana passada houve a transferência de um paciente de leito clínico e cinco de leitos psiquiátricos, todos encaminhados para outros municípios. O Hospital de Bom Jesus tem capacidade para 30 leitos.

Atualmente, os pacientes que chegam recebem uma primeira avaliação, passam por exames, são estabilizados e enviados para municípios vizinhos, caso necessário. A principal referência para Bom Jesus é o hospital de Vacaria.

“Não estamos sem hospital. É importante frisar que os moradores não estão sem atendimento. As urgências e as emergências são mantidas, com exames e estabilização dos pacientes e posterior encaminhamento para outra cidade”, garante Biazus.

Exoneração 

O secretário informa que uma série de ações estão sendo adotadas para normalizar o funcionamento da farmácia e retomar as internações. A farmacêutica responsável no hospital foi exonerada e o caso da dosagem errada de medicação está sendo apurado por meio de uma sindicância. Outra medida envolve o treinamento da equipe para uma dispensa segura de remédios.

“Queremos priorizar para que uma nova vistoria, que está marcada para quarta-feira (31), ocorra ainda nesta terça-feira (30)”, frisa.

O que diz a Secretaria Estadual da Saúde

Por meio de assessoria de comunicação, a Secretaria Estadual da Saúde (SES) informou que a Vigilância Sanitária (VISA) fez uma interdição cautelar na farmácia do Hospital de Bom Jesus. Essa medida foi aplicada em função de problemas com processos, fluxos e rastreabilidade no serviço.

De acordo com a SES, essa interdição afeta todas as áreas do hospital. Diante disso, a secretaria afirmou que solicitou ao hospital o cancelamento de todos procedimentos eletivos agendados. Em relação aos pacientes, a secretaria explica que hospital tinha, nesta terça-feira (30), três pessoas internadas. 

“Solicitamos ao hospital a inserção de todos eles no GERINT (Gerenciamento de internações hospitalares) para transferência. Acreditamos que essa interdição será por um breve período.

Por outro lado, segundo a SES, o hospital deve apresentar um plano de trabalho e as alterações solicitadas pela Vigilância Sanitária. O órgão fez uma nova inspeção para avaliar as alterações e a desinterdição.

A reportagem procurou o órgão, mas não recebeu retorno até o fechamento desta matéria. O espaço segue aberto para atualização.

*Reportagem atualizada às 14h30min de 30/07/2024.