Comportamento

Com equipe reduzida, SAMU volta a operar em Passo Fundo

 Foto: João Victor Lopes
Foto: João Victor Lopes

A equipe de profissionais, técnicos de enfermagem e condutores/socorristas, do Samu Passo Fundo estão sofrendo com um surto de Covid-19. Na noite deste sábado (19), o Samu ficou fora de ação, até a noite deste domingo (20), quando voltou a operar.

Ao total são seis profissionais afastados e três aptos ao trabalho. O Samu Passo Fundo já vem sofrendo com a situação de apenas uma equipe trabalhando. Assim, deixando os profissionais esgotados durante as 12 horas de serviço. Um dos principais pedidos é que mais uma equipe seja colocada trabalhar, fazendo assim, o serviço com duas ambulâncias em Passo Fundo, pelo menos durante o dia. Diversos atendimentos clínicos, traumas e acidentes são realizados.

Retorno do trabalho neste domingo:

No início da noite, por volta das 19h, novamente inicia o trabalho do Samu. A equipe sera composta por uma técnica em enfermagem (Lucimar Santos) e dois condutores/socorristas (Dionata dos Santos Peres e Edomar Artuso) . Ambos não foram contaminados com a Covid-19 durante este surto coletivo.

Reclamações do novo edital:
Os nove profissionais contratados do Samu Passo Fundo, tem feito diversas críticas ao novo edital de contratação, imposto pela Prefeitura Municipal de Passo Fundo. Segundo o edital, está sendo cobrado o nível superior de enfermagem e um curso PHTLS – Atendimento Pré-Hospitalar ao Trauma (Prehospital Trauma Life Support). o curso tem valor de mercado em torno de R$2.500,00.

Informações: Rádio Uirapuru