Um passo importante foi dado rumo à abertura da Unidade de Pronta Atendimento (UPA) Zona Norte, em Caxias do Sul. O Instituto de Gestão Humanização (IGH) foi homologado na quarta-feira, dia 9, como a empresa vencedora da licitação para realizar a gestão compartilhada da UPA em parceria com a prefeitura.
Com a homologação publicada, o próximo passo é a assinatura do contrato entre o município e o IGH, o que deve acontecer durante a próxima semana. De acordo com a secretária de Recursos Humanos e Logística, Vangelisa Lorandi, a previsão é de que a UPA Zona Norte seja aberta até o dia 30 de setembro.
“Anunciamos a homologação oficial do IGH, e já estamos em via de formatação do contrato com essa empresa, que vamos assinar semana que vem. O município quer manter o prazo de inauguração da UPA Zona Norte até dia 30 de setembro”, explica.
A gestão compartilhada da UPA Zona Norte custará aos cofres públicos R$ 21 milhões em seu primeiro ano de funcionamento. Vangelisa revela que este valor já está à disposição do município, e sua arrecadação foi fruto de cortes promovidos pelo prefeito Daniel Guerra.
“Desde o início do ano foi feita uma ação pelo prefeito Daniel Guerra de cortar verbas de representação e penduricalhos de CCs, e só nisso já conseguimos o valor necessário para viabilizar a abertura da UPA Zona Norte”, destaca.
Ainda não está definido, mas, a princípio, o contrato entre IGH e prefeitura deverá ter duração de um ano, com a opção de renovação por mais um ano.