Política

Com decreto de Temer, governo espera vender ações do Banrisul em dezembro

Com decreto de Temer, governo espera vender ações do Banrisul em dezembro
Governo gaúcho quer vender parte das ações do bando para ajudar a reequilibrar contas do Estado (Foto: arquivo)

No final da tarde desta quarta-feira, dia 29, o presidente Michel Temer assinou o decreto que autoriza o governo gaúcho a vender parte das ações do Banco do Estado do Rio Grande do Sul (Banrisul). O decreto deve ser publicado nesta quinta-feira, dia 30, e admite a participação de empresas estrangeiras no negócio.

Com a autorização do governo, a previsão é que o leilão das ações seja realizado no dia 14 de dezembro. A intenção do Estado é vender cerca de 49% das ações ordinárias do banco, aquelas que dão direito a voto, mas manter o controle acionário da estatal, para aplicar os recursos na recuperação das contas do Estado.

A operação havia recebido o aval do Conselho Monetário Nacional (CNM) na segunda-feira, dia 27. Na terça-feira, dia 28, o vice-governador gaúcho José Cairoli esteve reunido feira com o secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Eduardo Guardia, em Brasília, para definir detalhes da operação.

Por outro lado, os 38 sindicatos de bancários do Rio Grande do Sul esperam reunir 70 mil assinaturas para tentar barrar a venda de ações do banco até o fim de semana. Conforme a Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Instituições Financeiras do Estado (Fetrafi/RS), está sendo ferido o artigo 22 da Constituição Estadual, que prevê consulta popular para extinção, fusão, incorporação ou cisão do Banrisul.