Os números de empregos gerados em Caxias do Sul foram positivos em praticamente todos os macro setores da economia. Com 527 novos postos de trabalhos abertos, o crescimento foi de 0,33% em comparação com março. Estes números do maior município da Serra Gaúcha seguem na mesma linha dos apresentados em nível nacional e estadual. Os dados foram divulgados na quarta-feira (31) pelo Observatório do Trabalho da UCS, com base no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED).
No Brasil, o percentual de crescimento ficou 0,42% em relação a março, enquanto no Rio Grande do Sul foi de 0,43%. Conforme a coordenadora do Observatório da UCS, a professora Lodonha Maria Portela Coimbra Soares, a nível nacional o comércio foi o setor que puxou a apertura de empregos no quarto mês de 2023, enquanto no estado foram os serviços que encabeçaram a lista. Já em Caxias do Sul houve o retorno da indústria, com 417 novos postos, tendo registrado 2.508 admissões contra 2.091 demissões.
“Mostrando a pujança e o retorno da indústria como a grande empregadora no mercado formal de trabalho em Caxias do Sul”, destacou a professora.
Dessa forma, em abril foram, registradas cerca de 6,9 mil admissões e 6,4 mil demissões no município. O setor de serviços foi o que mais abriu empregos, com a criação de 2.519 vagas, contra 2.241 desligamentos, com saldo de 278. Por outro lado, o setor que menos gerou empregos foi o de construção, com saldo de – 13 vagas (187 contratações e 200 demissões).
A pesquisa também apontou que atualmente aproximadamente 160 mil moradores de Caxias estão empregados de maneira formal, um crescimento de 0,33% com relação ao mês de março. “Isso é interessante porque está diminuindo a informalidade”, pontuou Lodonha.
No acumulado do ano, foram abertos 2,6 mil postos formais de trabalho em Caxias, aumento de 1,69% em relação ao ano passado. E nos últimos 12 meses foram criados 4,9 mil empregos na cidade, com destaque para indústria e serviços.